Mensagem de Solidariedade aos Trabalhadores da Toyota

A CGTP-IN enviou hoje à central sindical japonesa ZENROREN, uma mensagem de solidariedade para um Dia de Luta dos Trabalhadores da Toyota, no Japão, que se transcreve:

“Caros Camaradas,

Tendo tomado conhecimento dos actuais problemas que afectam os trabalhadores da fábrica Toyota e muitos outros das indústrias automóvel e electrónica do Japão, designadamente o facto dos empresários da indústria automóvel terem recentemente despedido 24000 trabalhadores, esperando-se que no conjunto do Japão venham a perder o seu emprego, até Março, cerca de 85000 trabalhadores, a CGTP-IN, em nome dos trabalhadores que representa em Portugal:

• Informa que, também em Portugal, as indústrias automóvel e de electrónica atravessam graves problemas, nomeadamente o enceramento de várias empresas, também com a perda de milhares de postos de trabalho.

Também no nosso país, alguns dos encerramentos e falências de empresas são levadas a cabo pelos que são responsáveis pela presente crise económica e financeira, estando a conduzir a uma situação social calamitosa, transformando os trabalhadores nas primeiras e principais vítimas.

• Expressa a sua plena e activa solidariedade aos trabalhadores da Toyota, por ocasião do vosso Dia de Luta, em 11 de Fevereiro, e à vossa reivindicação de que a empresa cumpra a sua responsabilidade social.

Podem contar com o nosso empenhamento, ao vosso lado e em conjunto com o movimento sindical internacional, para defender e criar emprego, defender os direitos dos trabalhadores, os salários e as suas condições de vida.

Solidariedade Fraterna

Comissão Executiva da CGTP-IN”