greve geralNeste dia de Greve Geral que está a parar o Brasil, a CGTP-IN expressa solidariedade aos trabalhadores brasileiros na sua luta contra a «Reforma da Previdência», um projecto de retirada de direitos e diminuição dos rendimentos que lhe são devidos para o momento da sua aposentação.

Uma Greve Geral que responde com determinação e coragem à tentativa de maniatar ou impedir o inalienável direito dos trabalhadores à greve, incluindo através da repressão; quando está em curso a tentativa de travar a luta dos trabalhadores, atacando os sindicatos e as centrais sindicais, procurando por todos os meios limitar a sua actividade e papel na luta.

Uma prova de resistência audaz e crescente contra o aprofundamento do rumo anti-democrático e de retrocesso social iniciado com o golpe que depôs Dilma Roussef e colocou no poder a figura sinistra de Bolsonaro. Um rumo no interesse do capital financeiro, que impõe a compressão dos rendimentos dos trabalhadores e o acentuado retrocesso nos direitos laborais e outros direitos sociais conquistados em muitas décadas de luta. Uma agenda neoliberal que inclui o congelamento da despesa pública e do investimento nas próximas duas décadas, cortes de 30% no financiamento das universidades e a ameaça de privatização de todas as empresas, serviços e infra-estruturas públicas, bem como das imensas riquezas naturais do Brasil.

A CGTP-IN alerta para o adensar de perigos para a democracia no Brasil que decorrem do apossar do poder por parte da clique dirigida por Bolsonaro, nomeadamente o ministro da economia, Paulo Guedes, e o ministro da justiça Sérgio Moro. E alerta para a instrumentalização das instituições públicas e dos seus poderes, como aquela que permitiu o conluio de Sérgio Moro com outros juízes para condenar Lula da Silva e dessa forma fraudar o resultado das eleições que levaram Bolsonaro ao poder. Trata-se de uma situação que se confirma como uma séria ameaça ao estado de direito democrático e à soberania do Brasil, com imprevisíveis consequências para os trabalhadores e o povo.

A CGTP-IN reitera uma vez mais a sua solidariedade aos trabalhadores e ao movimento sindical brasileiro na sua luta em defesa dos seus direitos, da democracia e da soberania, e apela a idêntica expressão por parte do movimento sindical e dos trabalhadores portugueses.

INT/CGTP-IN
14.06.2019