CGTP-IN PRESENTE EM 1º DE MAIO NO MUNDO

Delegações da CGTP-IN vão este ano participar em diferentes comemorações do 1.º de Maio, em diversos continentes.

1.º de Maio em Cuba – Arménio Carlos, da Comissão Executiva da CGTP-IN, participará nas comemorações do 1.º de Maio, em Havana.

Este ano, às celebrações do 1.º de Maio juntam-se as comemorações dos 50 Anos da Revolução Cubana e dos 70 anos da fundação da central sindical cubana, a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC).

Arménio Carlos cumprirá um diversificado programa de actividades, no qual se incluem a participação no desfile do 1.º de Maio, contactos com trabalhadores em visitas a empresas e intervenção num seminário sindical internacional de solidariedade com Cuba, onde se espera a participação de centenas de sindicalistas de todo o mundo.

1.º de Maio na Turquia – Augusto Praça, do Conselho Nacional da CGTP-IN, vai participar na Manifestação do 1.º de Maio de Istambul, Turquia, convocada pelas centrais sindicais turcas DISK, KESK e TURK-IS. Esta manifestação, que tem também o apoio da Confederação Europeia dos Sindicatos, pretende exigir o fim das restrições à actividade e organização sindicais, que continuam a ser impostas pelas autoridades turcas, aguardando-se a participação massiva dos trabalhadores turcos e de muitas centrais sindicais da Europa e de outros continentes.

1.º de Maio na Bielorússia – Armando Farias, do Conselho Nacional da CGTP-IN, participará, de 29 de Abril a 2 de Maio de 2009, num vasto programa de comemorações do 1.º de Maio neste país.

Para além da tradicional manifestação do 1.º de Maio, os eventos incluem um seminário internacional subordinado ao tema “Reforçar a defesa dos direitos sindicais no quadro da crise económica e financeira” e as comemorações do 105.º Aniversário da fundação do movimento sindical na Bielorússia. As diversas actividades são organizadas pela Federação dos Sindicatos da Bielorússia (FTUB) e pela Federação Sindical Mundial (FSM).