untitled-2.jpgO Supremo Tribunal dos Estados Unidos anunciou no dia 16 de Junho de 2009, a sua decisão de não aceitar um recurso sobre o caso dos 5 cubanos, há muitos anos encarcerados nos EUA e condenados a penas que vão dos 15 anos à prisão perpétua, em resultado das suas acções de investigação e denúncia de actividades terroristas anti-cubanas desenvolvidas em solo dos EUA.

 

 

CGTP-IN CONTRA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anunciou no dia 16 de Junho de 2009, a sua decisão de não aceitar um recurso sobre o caso dos 5 cubanos, há muitos anos encarcerados nos EUA e condenados a penas que vão dos 15 anos à prisão perpétua, em resultado das suas acções de investigação e denúncia de actividades terroristas anti-cubanas desenvolvidas em solo dos EUA.

Esta decisão do Tribunal foi tomada sem que fossem aduzidas quaisquer explicações.

Antes desta decisão, os advogados de defesa dos 5 cidadãos cubanos apresentaram, no recurso, sólidos argumentos, face às claras e múltiplas violações legais ocorridas durante todo o processo.

Um número sem precedentes de cidadãos, personalidades e organizações de todo o mundo enviou ao Tribunal diversas petições reclamando justiça e exigindo a libertação dos 5. Entre outros, contam-se 10 Prémios Nobel, numerosas organizações de juristas norte-americanos e internacionais, centenas de parlamentares de todo o mundo, destacadas personalidades políticas e académicas, numerosas organizações sociais e muitos sindicalistas de todos os continentes.

A CGTP-IN, no prosseguimento de anteriores denúncias desta situação, exige a revisão deste processo, o qual só pode terminar com a ilibação destes cidadãos e a sua incondicional libertação.

Carlos Carvalho

Departamento de Solidariedade Internacional e Paz