fsm75anosA CGTP-IN saúda de forma fraterna a FSM (Federação Sindical Mundial), os seus dirigentes, organizações filiadas e amigas pelo seu 75º aniversário, convergindo com todos os que o festejam e festejarão um pouco por todo o mundo, dando à celebração um importante carácter de massas.

A CGTP-IN valoriza o papel desempenhado pela FSM ao longo dos seus 75 nos de vida, uma organização de classe, democrática e internacionalista que se empenhou no alargamento da influência do movimento dos trabalhadores, no direito de acção e organização sindical, na unidade dos trabalhadores, na solidariedade e cooperação do movimento sindical internacional em defesa dos interesses de classe dos trabalhadores.

Uniu justamente a luta contra a exploração e pela melhoria das suas condições de trabalho e de vida à defesa do direito de auto-determinação dos povos submetidos ao jugo colonial e à sua independência (também económica). Contribuiu para a consciência e mobilização dos trabalhadores em defesa da paz, da liberdade, da democracia, da justiça social e de uma nova ordem internacional baseada na igualdade entre países e na sua soberania. Desempenhou um papel destacado na luta pela erradicação do fascismo.

A situação internacional continua marcada pela crise do capitalismo e pela ofensiva do imperialismo, aumentando a exploração do trabalho, as desigualdades e injustiças sociais, para as quais concorrem a promoção da resignação, do individualismo e de valores reaccionários e do fascismo. Um rumo de crescente instabilidade e sérios perigos que exigem resposta firme e determinada das organizações de classe, a quem se impõe redobrados esforços para organizar a resistência, reforçar a unidade e a acção colectiva dos trabalhadores em cada país, desenvolver a solidariedade internacionalista.

O momento actual exige o esclarecimento, a mobilização e a luta em defesa dos direitos dos interesses e objectivos dos trabalhadores, acção em que nos empenhamos, como é exemplo o Dia Nacional de luta que se realizou a 26 de Setembro, pelo aumento geral dos salários e pensões; pelo investimento nos serviços públicos; pela valorização das carreiras e profissões; pela luta pela estabilidade no emprego e o fim da precariedade; pela contratação colectiva e a revogação das normas gravosas da legislação laboral; pela redução do horário de trabalho para as 35 horas para todos; pela dinamização da produção nacional e a recuperação dos sectores estratégicos para a esfera pública; pela soberania, a solidariedade e a afirmação de um novo rumo para Portugal.

É este o nosso compromisso, endereçando a todos uma mensagem de esperança e confiança nos trabalhadores e na luta, na acção das massas em defesa dos seus direitos e na construção de uma sociedade mais justa, livre da exploração do homem pelo homem. A CGTP-IN reitera o seu empenho em manter e reforçar as relações de amizade e cooperação com FSM e as organizações nela filiadas.

INT/CGTP-IN
06.10.2020