gggrecia.jpgA CGTP-IN enviou uma mensagem de solidariedade à Confederação Geral do Trabalho da Grécia e a outras organizações sindicais daquele país, por ocasião da greve geral de 24 horas que se realiza no dia 24 de Fevereiro de 2010.
Untitled Document

Caros Camaradas,
Na sequência de outras mobilizações de massas, os trabalhadores gregos fazem uma greve geral de 24 horas, no dia 24 de Fevereiro de 2010.
Em nome da Comissão Executiva da CGTP-IN e dos trabalhadores portugueses que representamos, expressamos a nossa firme solidariedade com esta acção de massas dos trabalhadores gregos que muito justamente protestam contra políticas erradas que estão a aprofundar a crise, contra o desemprego em massa, a deterioração da protecção social, a desregulamentação, a pobreza e o dumping social.
Apoiamos plenamente as vossas reivindicações. Por toda a União Europeia se desenvolvem políticas visando salvar os banqueiros ricos e os especuladores, enquanto os trabalhadores e as camadas mais desfavorecidas da população são obrigados a pagar a crise que não provocaram e da qual são as principais vítimas.
Em Portugal, o nosso governo persegue políticas semelhantes bem traduzidas no recentemente aprovado Orçamento de Estado, através do qual os trabalhadores da Administração Pública terão um aumento salarial de 0%. A legislação laboral tem-se tornado cada vez mais favorável ao patronato, com um sério ataque à contratação colectiva e a outros direitos dos trabalhadores. Tal como na Grécia, aumentam rapidamente o desemprego, o trabalho precário, a pobreza e a exclusão social.
É por isso que a CGTP-IN e os sindicatos seus filiados têm lutado e continuarão a desenvolver lutas nos próximos tempos. A 25 de Fevereiro, a CGTP-IN promoverá uma acção nacional descentralizada, com muitas greves e paralisações em todo o país.
Desejamos à CGT da Grécia e a todos os sindicatos gregos envolvidos na greve geral muitos êxitos na vossa mobilização.
Tendo em conta a actual crise e as políticas neoliberais dos nossos governos, não temos dúvidas de que este é um tempo de continuadas e militantes acções e lutas dos trabalhadores, em defesa dos nossos direitos, interesses e aspirações.
Aceitem, caros camaradas, o nosso fraterno apoio e solidariedade.

A Comissão Executiva da CGTP-IN

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2010

Dear Colleagues,
Following other massive mobilizations, the Greek workers are staging a 24- hour general strike, on February 24, 2010.
On behalf of the CGTP-IN Executive Committee and of the Portuguese workers we represent, we express our strong solidarity with this massive action of the Greek workers, who are very justly protesting against wrong policies that are deepening the crisis, against massive unemployment, worsening welfare, deregulation, poverty and social dumping.
We are fully behind your demands. All across the European Union we see policies that bail out rich speculative bankers while the workers and the poorer layers of society are pressed into paying the crisis they did not provoke and of which they are the main victims.
In Portugal, our government is pursuing similar policies well translated in the recently adopted State budget, in which Public Administration workers will wave a 0% wage freeze. Labour legislation has become increasingly employer-friendly, and collective bargaining and other workers rights are seriously undermined. Like in Greece, unemployment, precarious jobs, poverty and social exclusion rapidly rise.
This is why the CGTP-IN and its member Unions have been fighting and will increase these struggles in the times ahead. On February 25th, the CGTP-IN will organise a nationwide decentralised action, with many strikes and stoppages across the country.
We wish GSEE and all Greek trade unions involved in the General Strike great success in your mobilisation.
In view of the current crisis and of the neoliberal policies of our governments, we have no doubt that this is a time for militant and persistent workers struggles and actions, to defend our rights, interests and aspirations.
Please accept, dear colleagues, our most fraternal support and solidarity

The CGTP-IN Executive Committee

Lisbon, 23 February 2010