colombiaA CGTP-IN condena de forma veemente a brutal violência e as dezenas de assassinatos e detenções arbitrárias perpetradas pela polícia e pelas forças militares colombianas contra os trabalhadores e o povo deste país, em resposta à greve nacional e às mobilizações que atravessam este país desde há vários dias.

A CGTP-IN denuncia a sistemática violação de liberdades e garantias democráticas por parte do Estado colombiano, na qual se insere a inacção perante a ameaça, perseguição e assassinato de centenas de sindicalistas, militantes de partidos de esquerda e activistas sociais por parte de grupos paramilitares.

A acção do governo de Duque serve os interesses oligárquicos, em aliança com as multinacionais com base nos EUA e na UE, beneficiando de acordos de âmbito policial e militar, comerciais e de investimento que constituem o quadro geral de uma política de autêntico terrorismo de Estado.

A luta dos trabalhadores e do povo colombianos conduziu à derrota o enorme aumento de impostos que o governo procurava impor. A coragem e determinação das massas populares agiganta-se, elegendo para a etapa de luta em curso o combate às gritantes injustiças sociais e em defesa da democracia, sendo credora da ampla solidariedade que ecoa por todo o mundo e à qual a CGTP-IN se junta.

INT/CGTP-IN
07.05.2021