A CGTP-IN enviou hoje, dia 14 de Outubro de 2010, uma mensagem de saudação e solidariedade à Central Única dos Trabalhadores do Chile pelo resgate dos 33 mineiros chilenos, que se transcreve:

“Queridos camaradas,

Foi com grande alegria que a CGTP-IN, os seus sindicatos filiados e os trabalhadores portugueses que representamos seguiram e se congratularam com o êxito das operações de salvamento e resgate dos mineiros de San José.

Pedimos que transmitam a todos eles e às suas famílias, bem como ao sindicato dos mineiros vosso filiado, o nosso sentimento de enorme satisfação pelo salvamento de todos os trabalhadores que há 70 dias se encontravam soterrados.

O sucesso da operação e o esforço conjugado  de várias equipas de salvamento deve ser sublinhado e louvado, mas não pode esconder as causas deste acontecimento nem a situação laboral dos mineiros de San José. Efectivamente, é público que existem salários em atraso nesta mina, estando os mineiros em luta pelo seu pagamento, bem como por melhores condições de trabalho e de segurança na mina.

Infelizmente, o trabalho nas minas é um dos mais atingidos pela gritante falta de segurança e de condições de trabalho que, de forma generalizada, os governos e o patronato permitem que existam, pondo em risco a saúde e a vida de tantos trabalhadores em todo o mundo.

Renovando a nossa fraterna solidariedade aos mineiros de San José, à CUT do Chile e aos trabalhadores do vosso país, enviamos, camaradas, as nossas saudações sindicais amigas.”