Saharaocidental.JPGUma delegação da CGTP-IN participa na Conferência Europeia de Coordenação do Apoio ao Povo Sahraoui (EUCOCO), cuja 36.ª edição se realiza este ano, de 29 a 31 de Outubro de 2010, na cidade francesa de Le Mans. Esta conferência terá, para além de sessões plenárias, reuniões de vários grupos de trabalho, entre os quais o sindical, o político, o de direitos humanos e o de recursos naturais. A CGTP-IN estará representada por Rui Paixão, membro da Comissão Executiva.
No quadro da solidariedade da CGTP-IN para com os trabalhadores e o povo do Sahara Ocidental, e face aos recentes acontecimentos nos territórios sahraouis ocupados por Marrocos, a CGTP-IN enviou à sua congénere sindical sahraoui, a UGTSARIO, a seguinte mensagem de solidariedade.

“Queridos camaradas,

Foi com profunda preocupação e tristeza que tomámos conhecimento do assassinato de um adolescente pelo exército marroquino e de vários feridos no “acampamento da independência”, nos territórios da RASD ocupados por Marrocos.

Em nome dos trabalhadores portugueses que representa, a CGTP-IN condena firmemente mais esta violenta acção das autoridades marroquinas sobre a população sahraoui indefesa, que desde o dia 9 de Outubro iniciou, erigindo este acampamento, uma nova forma de resistência pacífica contra a ocupação ilegal da sua pátria.

A CGTP-IN exige o levantamento imediato do cerco militar ao acampamento, onde se encontram mais de 20.000 cidadãos sahraouis, aos quais as forças armadas marroquinas estão a impedir o acesso de alimentos, água potável e cuidados de saúde.

A CGTP-IN continuará a mobilizar os trabalhadores e a opinião pública portuguesa para a solidariedade para com os trabalhadores e o povo sahraoui, pelo seu direito a determinarem livremente o seu destino e apelará aos órgãos de soberania de Portugal para que actuem no sentido do cumprimento das resoluções da Nações Unidas relativas à realização de um referendo em que os sahraouis exerçam o seu direito à autodeterminação.

Saudações fraternas,

Comissão Executiva da CGTP-IN”