grevegeralpaisbasco.jpgA CGTP-IN enviou hoje, dia 26 de Janeiro de 2011, uma mensagem de solidariedade ao conjunto das centrais sindicais do País Basco que, amanhã, levam a cabo uma greve geral contra a redução de pensões, que abaixo se transcreve.

Em nome dos trabalhadores seus filiados, a CGTP-IN envia uma calorosa e fraterna mensagem de solidariedade ao conjunto do movimento sindical basco, por ocasião da greve geral de 27 de Janeiro de 2011, contra a “inaceitável” reforma do sistema de pensões que, na vossa opinião, constitui o ataque mais grave até agora dirigido pelo governo central contra o sistema público de pensões.

A CGTP-IN está solidária com os vossos esforços e luta contra as reduções das pensões, a modificação “em baixa” do cálculo das pensões e o aumento da idade da reforma.

Estamos solidários com a vossa luta e mobilização por este direito de todos a uma pensão digna.

Efectivamente, também em Portugal o governo procedeu, recentemente, a um congelamento das pensões, incluindo as de valor mínimo, para além de reduções salariais e de medidas fiscais, no quadro do orçamento de estado para 2011, que agravam seriamente as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores, dos pensionistas e da população portuguesa em geral.

Na Europa e nos nossos países, o grande poder económico e financeiro, a pretexto da ultrapassagem da crise por eles provocada, tenta impor pesados sacrifícios aos que menos têm, enquanto recolhem escandalosos lucros e aumentam brutalmente a exploração de quem trabalha.

É, por isso, decisivo que, tal como fizemos em Portugal no passado dia 24 de Novembro, e agora fazeis no País Basco, se intensifiquem as mobilizações, os protestos e as lutas de massas, como esta greve geral, para defendermos os direitos e interesses dos trabalhadores e dos povos e por um novo rumo para as nossas sociedades, mais justo e mais solidário.

Graciete Cruz

Comissão Executiva