grevegeralgaliza.jpgA CGTP-IN enviou à Confederação Intersindical Galega (CIG) uma mensagem de solidariedade com a greve geral promovida no dia 27 de Janeiro de 2011 por esta central sindical, que abaixo se transcreve.

 

 

 

Queridos camaradas da CIG,

Em nome dos trabalhadores que representa em Portugal, a CGTP-IN transmite à CIG e aos trabalhadores da Galiza uma forte e calorosa mensagem de solidariedade para com a greve geral e manifestações que promoveis amanhã em toda a Galiza, contra a reforma das pensões e pela defesa do emprego.

Estamos totalmente solidários com os objectivos desta vossa grande mobilização contra estas negativas medidas do governo, cujo conteúdo poderá, segundo a vossa organização, determinar uma perda média de 20% do valor das pensões.

Estamos também solidários com a vossa luta pela melhoria da qualidade do emprego, num quadro em que também são postos em causa os direitos de negociação colectiva.

Também no nosso país enfrentamos ataques semelhantes do governo e do patronato. No quadro do orçamento de estado para 2011, o governo procedeu a um congelamento das pensões, incluindo as de valor mínimo, para além de reduções salariais e de medidas fiscais, que agravam seriamente as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e das camadas mais desfavorecidas da população.

Na grande parte dos países europeus, o grande capital e os governos ao seu serviço, a pretexto da ultrapassagem da crise por eles provocada, impõem pesados sacrifícios aos trabalhadores e aos que menos têm, enquanto mantêm intocáveis os seus interesses e escandalosos lucros.

Por isso, é de uma importância decisiva que, tal como em Portugal, no passado dia 24 de Novembro, e, agora, na Galiza, se intensifiquem as mobilizações, os protestos e as lutas sindicais, como esta greve geral, para podermos defender os direitos e interesses dos trabalhadores que representamos e para lutarmos por novas políticas económicas e sociais, que garantam, no futuro, a construção de sociedades com mais justiça e solidariedade. 

Graciete Cruz

Comissão Executiva

CGTP-IN