Na passada Sexta-feira milhares de encheram as ruas de Lisboa em solidariedade com o povo palestiniano. Numa altura em que os mortos pelas bombas israelitas ultrapassam os 16000, sendo 40% desses crianças, em que já mais de 80% da população encontra-se desalojada, levantaram-se vozes exigindo o cessar fogo imediato.

Juntando se aos milhões por todo o mundo que exigem a paz e o cumprimento dos direitos do povo palestiniano, os trabalhadores e o povo em Lisboa denunciaram os crimes do estado Israelita, a tentativa de limpeza étnica, os massacres e a atitude cúmplice dos EUA, da NATO e da UE.

O governo israelita mantém a sua política de apartheid e violência, não só na faixa de Gaza mas também nos territórios ocupados, onde se contam já mais de 60 crianças assassinadas pelo exército israelita e colonos armados. Política com o respaldo dos EUA, que como seu veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas travou o cessar fogo.

É urgente um cessar fogo, imediato e duradouro!

É essencial o cumprimento das resoluções da ONU com um Estado Palestiniano Livre e Independente!

O governo português tem escutar aqueles que continuam a encher praças e ruas por todo o país e ser uma voz inequívoca em defesa da paz, contra a ocupação, em defesa do direito inalienável do povo Palestiniano a construir o seu Estado independente e soberano, com as fronteiras anteriores a 1967 e com capital em Jerusalém Oriental.

O povo palestiniano poderá contar sempre, como sempre contou, com a solidariedade do povo e dos trabalhadores portugueses e da sua central, a CGTP-IN.

Tal como o povo palestiniano resiste, também nós não desistimos e mantemos a nossa luta pela paz, já no dia 19 de Dezembro, no Porto às 18h, um cordão humano do Largo da estação de metro da Trindade para a Avenida dos Aliados.

INT/CGTP-IN
13.12.2023