A CGTP-IN enviou uma saudação às centrais sindicais belgas (FGTB e CSC) por ocasião da greve geral que hoje decorre naquele país, após vários dias de paralisações sectoriais iniciadas na segunda-feira. A central sindical portuguesa destaca que a mobilização dos trabalhadores belgas surge como resposta à “ofensiva política” do governo, marcada por cortes e penalizações nas pensões e pelo desmantelamento de serviços públicos e funções sociais do estado.

Os trabalhadores na Bélgica exigem a retirada das propostas governamentais, o fim dos benefícios fiscais concedidos às grandes empresas, bem como a valorização do trabalho, o aumento dos salários e a melhoria geral das condições de vida e de trabalho.

Esta ofensiva de neoliberal, lesiva dos direitos laborais e para os serviços públicos, tem vindo a atingir vários países europeus, incluindo Portugal. A resposta dos trabalhadores portugueses às alterações da legislação laboral e à política económica do governo, que segue orientações da União Europeia, favorecem os grandes grupos económicos, e constitui não apenas uma expressão de resistência, mas também um gesto de solidariedade com as lutas que se multiplicam noutros países.

Na mensagem enviada às organizações sindicais belgas, a CGTP-IN deseja ainda o maior sucesso para a greve geral, sublinhando que a mobilização na Bélgica representa um estímulo adicional para a luta dos trabalhadores portugueses.

INT/CGTP-IN
26.11.2025