Nos dias 27 e 28 de outubro, realizou-se, em Lisboa, a 5ª Conferência Sindical Internacional de Solidariedade com os Trabalhadores e o Povo Saharaui. Esta Conferência foi organizada por um Comité Preparatório, constituído por várias centrais sindicais, a saber: CGTP-IN, Portugal; UGT e CC.OO, Espanha; UGTA, Argélia; CGT, França; CGIL, Itália e UGTSARIO, a central sindical Saharaui.
A Conferência Internacional contou com a participação de 16 centrais sindicais de vários continentes, que debateram a dramática situação vivida pelos trabalhadores e povo saharaui, tanto nos territórios ocupados por Marrocos, como nos acampamentos de refugiados.

 

No final dos trabalhos os participantes sindicais aprovaram, por unanimidade, uma declaração de solidariedade para com o movimento sindical, os trabalhadores e o povo do Sahara Ocidental.

Participaram ainda como convidados e proferiram intervenções, representantes de diversas entidades e organizações nacionais e internacionais, de que se destaca uma representante do grupo de trabalhadores (ACTRAV) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um representante do grupo de trabalhadores do Comité Económico e Social da União Europeia e as deputadas ao Parlamento Europeu Ana Gomes e Ilda Figueiredo, que integram respectivamente os grupos do PSE e do GUE/EVN.

Intervieram ainda organizações portuguesas da paz e da solidariedade para com a causa saharaui, o CPPC, o MDM e a AAPSO, bem como dirigentes e activistas sindicais de várias estruturas da CGTP-IN.