A CGTP-IN enviou, hoje, à sua congénere venezuelana UNT – União Nacional de Trabalhadores uma mensagem de condolências pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez.

Mensagem de Condolências da CGTP-IN

Estimados Companheiros e companheiras da UNT – União Nacional de Trabalhadores

Em nome da CGTP-IN e dos trabalhadores portugueses enviamos as nossas mais sentidas condolências pelo falecimento do Presidente Hugo Chávez.

O Presidente Chávez foi um destacado combatente pelos direitos e aspirações dos trabalhadores e do povo da República Bolivariana da Venezuela, mas também um incansável lutador pela convergência e unidade dos povos da América Latina na sua luta anti-imperialista, pela emancipação, soberania, pela justiça e pelo progresso social.

Foi um activo promotor das relações de paz, amizade e cooperação com os povos de todo o mundo, como Portugal, que visitou quatro vezes durante a sua Presidência.

E foi sempre um Presidente amigo da comunidade Portuguesa e luso-descendente que vive e trabalha na Venezuela.

As forças democráticas e progressistas, os trabalhadores e os povos perderam um grande amigo e um homem com grande sensibilidade social. Mas ganharam com o perene exemplo da sua abnegação em prol das grandes causas dos trabalhadores e dos povos do mundo na luta contra a exploração.

Estamos certos que a sua memória, a sua obra, os objectivos porque lutou permanecerão vivos, se consolidarão e aprofundarão na República Bolivariana da Venezuela. Para bem dos trabalhadores e do povo pelos quais lutou até ao fim da sua vida.

Arménio Carlos
Secretário-geral