athens1012No dia em que se realiza mais uma Greve Geral na Grécia, a CGTP-IN reitera aos trabalhadores gregos e às suas organizações sindicais a activa solidariedade dos trabalhadores portugueses e da sua Central Sindical e expressa um forte apoio à sua luta e resistência.

A CGTP-IN saúda a determinação dos trabalhadores gregos em prosseguirem a luta, apesar da degradação das suas condições de trabalho e de vida, da desregulação das relações laborais, da generalização da precariedade, dos elevadíssimos números do desemprego, do acelerado aumento dos níveis de pobreza, do crescimento das desigualdades e da privatização de empresas e recursos estratégicos. Um quadro político que atenta contra os direitos dos trabalhadores para favorecer uma ainda maior concentração da riqueza nas mãos do grande capital.

A CGTP-IN valoriza a realização da Greve Geral como uma luta justa e de carácter internacionalista: contra a imposição dos "Memorandos" da UE/FMI e de sucessivos governos que visam levar tão longe quanto possível a sua exploração e empobrecimento para transformar esse rumo na regra internacional.

Uma situação dramática a que se somam agora as intenções do governo grego, da UE e do FMI de levarem a cabo a destruição dos direitos dos trabalhadores na Segurança Social. A resistência dos trabalhadores gregos é de importância chave para parar a destruição desta conquista histórica da sua luta para garantir de uma vida digna para a população grega.

Este é um momento de luta difícil e exigente para os trabalhadores gregos e para os trabalhadores em geral que exige organização e solidariedade para contrariar uma ofensiva generalizada contra os seus direitos, impondo-lhes o retrocesso histórico e civilizacional.

Por fim, a CGTP-IN deseja-vos os maiores sucessos na Greve Geral que hoje se realiza.

Lisboa, 4 de fevereiro de 2016

A Comissão Executiva da CGTP-IN