venezuela bandeiraA CGTP-IN, o Conselho Português para a Paz e Cooperação e outras organizações de defesa da paz e solidariedade, subscrevem a posição abaixo e participam hoje, dia 19 de Abril de 2016, pela 17H30, numa Sessão Pública, no Fórum Romeu Correia, em Almada, em solidariedade com o processo Bolivariano na Venezuela.

Texto subscrito:

OBAMA, A VENEZUELA NÃO É UMA AMEAÇA

PELA RETIRADA IMEDIATA DA ORDEM EXECUTIVA DOS EUA CONTRA A VENEZUELA

Denunciamos a recente decisão do Presidente dos Estados Unidos de prolongar a infundada e injusta ordem executiva de 9 de Março de 2015, que declara a emergência nacional «perante a ameaça inusual e extraordinária para a segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos representada pela situação na Venezuela».

Denunciamos igualmente as sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela, o Governo de Nicolás Maduro e o povo venezuelano, que agora foram igualmente reafirmadas.

Associamo-nos ao Dia Mundial de Solidariedade com a Venezuela – que se assinala dia 19 de Abril de 2016 – exigindo a revogação imediata da ordem executiva dos Estados Unidos contra a República Bolivariana da Venezuela e o fim da acção de ingerência contra este país latino-americano.

Recordamos que milhões de pessoas, incluindo muitos portugueses, condenaram num abaixo-assinado – que reuniu mais de 14 milhões de assinaturas – a inaceitável intromissão dos Estados Unidos nos assuntos internos de um Estado soberano, exigindo a revogação da ordem executiva contra a Venezuela.

Unimo-nos a todos quantos exigem da Administração norte-americana o respeito pela autodeterminação dos povos, do seu direito a decidirem livremente o seu caminho, como aliás consagra a Carta das Nações Unidas.

Expressamos a nossa solidariedade à República Bolivariana da Venezuela e ao povo venezuelano, ao Presidente Nicolás Maduro e a todas as forças que defendem a soberania e a independência da Venezuela e o progresso social e a paz para o seu povo.

As organizações subscritoras.