A CGTP-IN enviou hoje uma mensagem de solidariedade à CUT do Brasil e aos trabalhadores e povo brasileiros, que lutam contra o processo golpista em curso e pela defesa da democracia e das suas conquistas laborais e sociais.

cut brasilCaros camaradas,

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, expressa a sua solidariedade com o Povo e os Trabalhadores Brasileiros e condena o golpe em curso, contra um governo democraticamente eleito.

Como a CGTP-IN tem afirmado ao longo deste processo, o que os golpistas pretendem é uma autêntica revanche em relação aos progressos económicos e sociais do Brasil nos últimos 13 anos, com Lula e Dilma, a favor dos trabalhadores e da maioria do povo brasileiros, designadamente o acesso à educação, que conseguiu o crescimento do número de filhos de trabalhadores e de camadas mais desfavorecidas nas escolas e universidades; os projectos de apoios sociais que visam acabar com a fome e entregar casas a quem mais precisa. Trata-se de um verdadeiro ajuste de contas com o progresso e a consolidação das leis do Trabalho e com todas as conquistas laborais e sociais, desde a diminuição do desemprego, os 30 dias de férias, o 13º Mês, a diminuição do desemprego ou a redução do horário de trabalho. É também o ataque à recuperação do salário mínimo que desde a chegada de Lula cresceu perto de 50%.

Desde o início deste processo, por mais do que uma vez, foi possível transmitir a nossa solidariedade para com os trabalhadores e o povo brasileiro, assim como afirmar a denúncia do golpe que a direita e o capital estão a desenvolver contra o governo legitimamente eleito, mas acima de tudo, contra o progresso e as conquistas sociais dos trabalhadores e do povo brasileiros.

Foi também possível, no passado dia 17 de Maio, em Lisboa, a CGTP-IN organizar, conjuntamente com mais duas entidades, o Conselho Português para a Paz e Cooperação e a Associação de Amizade Portugal-Cuba, uma sessão de solidariedade com os povos da América Latina, contando com a presença em Portugal de deputados da América Latina, onde foi expressa uma forte e activa solidariedade também com o Povo e os Trabalhadores Brasileiros e contra o golpe.

Em nome dos trabalhadores que representa em Portugal, a CGTP-IN reitera, uma vez mais, a sua solidariedade à CUT, aos trabalhadores e ao povo do Brasil na luta que estão a travar em defesa das suas importantes conquistas laborais e sociais, da democracia e do desenvolvimento do seu país.

A Comissão Executiva da CGTP-IN

Lisboa, 24 de Maio de 2016