play youtubeO Governo fracassou nas previsões e, sobretudo, nas políticas. Está a acentuar a recessão, o empobrecimento e as desigualdades.
Desemprego pode chegar a um milhão e seiscentos mil no final de 2013

Tendo em conta a previsão do Governo de 19% para a taxa de desemprego no final de 2013, a CGTP-IN estima que o número real de desempregados possa atingir cerca de 1 milhão e 600 mil no final do ano, se ao desemprego oficial se juntarem os inactivos disponíveis mas que não procuram emprego, os inactivos que procuram emprego mas não estão disponíveis para começar a trabalhar imediatamente e os subempregados a tempo parcial. Neste caso a taxa correspondente será de 27,6%.

De facto, sendo a população activa do 4º trimestre de 2012 cerca de 5,5 milhões, a uma taxa de desemprego oficial de 19% corresponderão 1 milhão e 36 mil desempregados, ou seja, mais 113 mil que no final do ano passado. Juntando os cerca de 550 mil inactivos e subempregados referidos acima, o número atinge 1 milhão e 586 mil. Este número poderá ser superior porque a inactividade e o subemprego tendem a subir em períodos de desemprego.

É a esta situação de verdadeira calamidade social que se chegará se não for posto termo a este governo e a esta política que empobrece o povo e o país!