A CGTP-IN promoveu, neste dia 8 de Maio, o Dia Mundial da Segurança Social realizando o  Encontro/Debate - Afirmar e defender a Segurança Social, Pública, Solidária e Universal  no auditório da Casa Sindical da União de Sindicatos do Porto. Ver Programa.

A Segurança Social, Pública, Universal e Solidária, é um património dos trabalhadores e dispõe de um papel insubstituível enquanto instrumento de redistribuição do rendimento nacional por via da protecção social aos trabalhadores e a quem se encontra em situação de pobreza. Ver DOCUMENTO

É o único sistema capaz de garantir a universalidade e a solidariedade. A intenção de o destruir insere-se numa estratégia que visa fragilizar e destruir o modelo, colocando em causa o financiamento e a sua sustentabilidade.

Nunca como hoje foi tão gritante o contraste entre os ideais – de liberdade, de dignidade, de justiça social, de progresso, de direitos sociais – que Abril e Maio simbolizam e a realidade de uma governação que tão brutalmente as contradiz e sistematicamente as põe em causa.

Neste quadro importa continuar a dinamizar o esclarecimento, a mobilização e a luta contra esta política e este Governo, responsável pelo saque organizado que está a ser efectuado aos trabalhadores e ao povo, expressado num verdadeiro ajuste de contas com as conquistas e os valores de Abril.

Ver MANIFESTO