manifestação FNAMCGTP-IN esteve presente na Manifestação que a FNAM promoveu, esta tarde, dia 8 de Julho, em frente ao Ministério da Saúde. A greve marcada pela FNAM para os dias de hoje e amanhã (8 e 9 de Julho) enquadra-se numa jornada de luta contra a destruição dos serviços públicos e de privatização das funções sociais do Estado, que o governo PSD/CDS tem vindo a degradar. Ver FOTOS

Designadamente os serviços públicos de saúde, impedindo o acesso a cuidados médicos e medicamentosos básicos através do aumento brutal das taxas moderadoras, do impedimento da contratação de pessoal para os hospitais, de prestação de cuidados por motivos economicistas, da redução dos salários, de aumento brutal do horário de trabalho, de imposição da chamada «lei da rolha» violando o direito fundamental à liberdade de expressão, encerrando unidades de saúde, deixando populações inteiras sem acesso a centros de saúde e hospitais.

A CGTP-IN considera que a política de saúde não se pode separar da política de direita que directamente a condiciona – como o emprego, a educação, a habitação, a alimentação e a protecção social. Deste modo, a redução das desigualdades na saúde vai para além do recurso desigual aos cuidados de saúde pelas classes e grupos sociais. A despesa directa das pessoas com a saúde aumenta, situando-se entre as três mais elevadas da UE e muito acima do que a OMS recomenda para evitar que os cidadãos tenham “gastos catastróficos” com a saúde.

A CGTP-IN reafirma por isso, uma vez mais, a sua solidariedade com a greve dos Médicos pela defesa e melhoria do Serviço Nacional de Saúde.