Assinala-se hoje o 40.º aniversário do Congresso de Todos os Sindicatos, realizado entre os dias 27 e 30 de Janeiro de 1977, no Pavilhão dos Desportos, Lisboa, sob o lema: “Pela Unidade dos Trabalhadores; Pela Reestruturação Sindical”.

«A preparação deste Congresso durou cerca de um ano, período durante o qual ficou claramente demonstrada a natureza democrática, unitária e de massas da Intersindical. Nesta fase preparatória, registaram-se a realização de 2 634 plenários de empresa, 457 plenários de zona, 243 assembleias-gerais e 1 023 reuniões com Comissões de Trabalhadores e delegados sindicais, com a participação de muitas dezenas de milhares de trabalhadores. Estiveram presentes no Congresso 1 147 delegados, em representação de 258 sindicatos, de entre os 272 inscritos, 13 federações, 17 uniões distritais e 7 locais, e a assistirem, como convidados, 2 925 delegados sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores.

Este Congresso, sendo o primeiro depois de promulgada e da entrada em vigor da Constituição da República, adoptou como referência os seus parâmetros fundamentais para a definição das linhas programáticas e de orientação para a acção sindical a desenvolver pela CGTP-IN. O sentimento profundo da importância estratégica da Unidade dominou o estado de espírito de todos os participantes, quer na fase preparatória, quer no decorrer do Congresso. Daí que tenha ficado conhecido como o congresso da unidade. Foi aqui, neste ambiente, combativo, fraterno e solidário, que nasceu a palavra de ordem mais gritada em todas as manifestações realizadas até hoje: “CGTP – Unidade Sindical”.

O hino e o símbolo da Central, institucionalizados no 1.º Congresso, foram confirmados e o nome foi alterado, passando a designar-se Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional. [...] O Congresso de Todos os Sindicatos entrou para a história do movimento sindical como um ponto muito alto da luta pela unidade e pelo reforço da organização sindical.»

Fonte da citação (Cartaxo, 2011: 132-133).

CGTP K037 09CGTP K040 52CGTP K041 38

Para saber mais:

Arquivo fotográfico da CGTP-IN: http://cad.cgtp.pt/ica/index.php/;search/advanced?field0=title&token0=2.%C2%BA+congresso+cgtp-in&op0=&field1=&token1=&op1=&field2=&token2=&op2=&field3=&token3=

CARTAXO, José Ernesto (intr.; selec. e org.) – CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010). Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2011, pp. 132-133.

CGTP-IN – Congresso de Todos os Sindicatos [Acta]. Lisboa: CGTP-IN, [s. d.]. (Edições Alavanca, n.º 7.)

NUNES, Américo – O Congresso de Todos os Sindicatos – Congresso da Unidade. In NUNES, Américo; CABRITA, Daniel; MARTINS, Emídio; ROCHA, Francisco Canais; CARTAXO; José Ernesto; BARRETO, Kalidás; RANITA, Vítor – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977. Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2011, pp. 258-264. Vol. I.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical (1977-1989). Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2016, pp. 403-490. Vol. II.