capa011.jpgA Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) continua a assinalar a comemoração do seu 40.º aniversário com mais uma edição, intitulada CGTP-IN: 40 anos de luta com os trabalhadores (1970¬2010). O livro será lançado no dia 11 de Maio de 2011, às 18h00, na Casa Sindical/União dos Sindicatos do Porto, Rua Padre António Vieira, n.º 195, 4300¬031, Porto.

Depois do lançamento de Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977, em Janeiro deste ano, um conjunto de testemunhos do período de formação da Intersindical, antecedidos de uma síntese do que foi a história do movimento operário e sindical de que esta central sindical é herdeira, a CGTP¬IN apresenta, agora, em registo cronológico, alguns dos principais acontecimentos que marcaram os seus 40 anos de história.

Os acontecimentos que constam desta obra foram seleccionados e organizados por José Ernesto Cartaxo, também um dos autores dos Contributos, dirigente sindical com uma actividade que remonta ao período de formação da Intersindical. O autor optou por dividir a obra em seis capítulos:
expo012.jpg1. A fundação da Intersindical e as principais acções, lutas e iniciativas de carácter central e nacional;
2. Os Primeiros de Maio: Dia Internacional dos Trabalhadores;
3. As greves gerais;
4. Os congressos;
5. Os dirigentes da CGTP¬IN; O hino da Intersindical Nacional (música e letra). De destacar que este trabalho se encontra profusamente ilustrado com materiais de arquivo, sobretudo cartazes e fotografias. Alguns destes documentos, são, seguramente, publicados pela primeira vez, dado que, no âmbito do Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP¬IN (Setembro 2009 – Abril 2011), foi possível recuperá¬los e organizá¬los.

 

 

O livro será lançado no dia 11 de Maio de 2011, às 18h00, na Casa Sindical/União dos Sindicatos do Porto, Rua Padre António Vieira, n.º 195, 4300¬031, Porto.