amlxUma delegação da CGTP-IN liderada por Fernando Gomes, responsável pelo Centro de Arquivo e Documentação, visitou, no dia 20 de Julho, as instalações do Arquivo Municipal de Lisboa, situadas no Bairro da Liberdade, em Lisboa.

A visita, que teve por anfitriãs a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e a chefe de divisão do Arquivo Municipal de Lisboa, Inês Viegas, pretendia conhecer o trabalho efectuado pelo Arquivo e a metodologia e as técnicas empregues no sentido de concretizar uma das vertentes essenciais da sua missão: «recolher, guardar, tratar e preservar a memória da cidade».
O percurso pelas instalações do Arquivo proporcionou o contacto com os seus serviços especializados, desde aqueles que se dedicam à conservação e restauro, até aos que desempenham tarefas de digitalização, indexação, avaliação e descrição, entre outras.
O Arquivo Municipal de Lisboa tem sob sua responsabilidade um acervo documental com uma dimensão estimada em 24 km, tendo à sua guarda documentos que remontam ao século XIII.»