ar 8 marcoA CGTP-IN assinalou o Dia Internacional da Mulher em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores. No âmbito da Semana da Igualdade, iniciada a 5 de Março de 2018, contactaram-se mais de 65000 trabalhadoras e realizaram-se inúmeras iniciativas distritais e regionais, entre elas, destacam-se as cerca de 24 acções de rua que envolveram não só trabalhadoras, dirigentes, delegadas e activistas sindicais como também as populações locais. Nestes dias da semana foram muitos os desfiles, as tribunas públicas e as concentrações realizadas nas entradas das empresas que serviram para contactar, informar e esclarecer trabalhadores em geral mas, principalmente, para aproximar mais as organizações sindicais dos trabalhadores, em particular, das mulheres trabalhadoras.

Assinalam-se ainda as cinco greves sectoriais realizadas durante esta semana, como a do dia 5 de Março das Educadoras de Infância (convocada pela FENPROF) e a do dia 8 de Março das Trabalhadoras das Misericórdias (convocada pelo CESP) e, também, as das trabalhadoras com vínculos precários das Lojas da EDP de Lisboa, Loures e Amadora (convocadas pelo SIESI e FIEQUIMETAL), bem como as das trabalhadoras das Carnes Nobre (convocada pelo SINTAB/FESAHT) que provocou a paragem da produção e, por fim, a greve na Preh Portugal (convocada pelo SITE-CN/FIEQUIMETAL), na Trofa, cujas trabalhadoras lutam pelo aumento de salários e o fim do trabalho aos sábados.

 nobreFoi com o lema: “Afirmar a Igualdade | Emprego | Direitos | Dignidade”, que a CGTP-IN assinalou o Dia Internacional da Mulher com greves, concentrações e manifestações em todo o país, envolvendo muitos milhares de trabalhadoras, com destaque:

· Lisboa – 15h00, Largo Camões: Concentração com desfile para a Assembleia da República, onde se realizou uma Tribuna Pública com testemunhos de luta e intervenção do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos. Ver FOTOS

Estiram presentes trabalhadoras das Misericórdias (em greve nacional nesse dia), da ex-Triumph Internacional (Gramax) e de outras empresas.

 mulheres portoportomulheresuniao misericordias

 

 

 

 

 

 

 

 

· Porto – 15h00, Praça da Batalha: Concentração com desfile até ao Centro Comercial Via Catarina (Tribuna Pública) e a participação de trabalhadoras em luta de diversos sectores de actividade. Ver FOTOS

· Guimarães – 10h00, Largo do Toural: Acção de protesto e luta do sector Têxtil, Vestuário e Calçado, com a participação do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, seguida de iniciativa sindical “Pela humanização do trabalho, pela dignificação das profissões e pelo salário mínimo de 600€”.

· Setúbal – 15h00, Praça do Bocage: Concentração e desfile até ao Largo da Misericórdia, onde se realizará uma Tribuna Pública com intervenções e testemunhos dos problemas mais sentidos pelas trabalhadoras no Distrito.

· Faro – 16h30, Rotunda do Fórum Algarve: Concentração e realização de uma Tribuna Pública com testemunhos sobre a “Conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal”.

· Rio Maior – 16h00, junto à empresa Nobre – Alimentação, SA (greve de trabalhadoras): Concentração e desfile até à Câmara Municipal de Rio Maior, “Pelo fim das discriminações, pelo aumento salarial e dignificação dos horários”.

 · Évora – 17h30, Largo Camões: Concentração e jantar comemorativo no Monte Alentejano com intervenções sindicais.

· Covilhã – 15h30, Rotunda do Operário: Tribuna Pública seguida de cordão humano “Pela igualdade e pelo aumento dos salários”, com trabalhadoras e activistas sindicais do Distrito.

mocao

faro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 09.03.2018