outubro revolucaoA Revolução Socialista de Outubro de 1917 inaugurou uma nova época no processo emancipatório dos Trabalhadores e dos Povos.

Esta primeira experiência despertou aspirações, inspirou projectos e incentivou coragem revolucionária para os concretizar num processo de alcance histórico de construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados na União Soviética e em outros países.

A Inter-Reformados/CGTP-IN, ao juntar-se às organizações que assinalam o Centenário da Revolução de Outubro, fá-lo como um acto de denúncia da natureza do capitalismo e de afirmação da necessidade e possibilidade da sua superação revolucionária.

Foi o poder dos trabalhadores na União Soviética que instituiu pela primeira vez direitos fundamentais, sendo disso exemplo o direito ao trabalho, à jornada máxima de oito horas de trabalho/dia, as férias pagas, a igualdade de direitos entre homens e mulheres, o direito à habitação, à assistência médica gratuita, o sistema de segurança social universal e gratuito, a educação gratuita e a promoção da instrução, da cultura e do desporto à escala de massas, entre muitos outros.

Foram os trabalhadores e o povo soviético, com o seu heróico Exército Vermelho, que contribuíram de forma decisiva para a vitória sobre o nazi-fascismo. Uma vitória épica sobre a ditadura terrorista do grande capital, do imperialismo, um feito de valor inestimável para toda a Humanidade.

A Inter-Reformados/CGTP-IN tem presente a solidariedade, a cooperação e o apoio dado aos trabalhadores e ao povo português na Revolução de Abril e na concretização das profundas transformações democráticas operadas no campo económico, social, cultural e desportivo no nosso país.

A Inter-Reformados não esquece que foi a União Soviética que apoiou a Reforma Agrária, solidariedade que contribui em muito para a concretização do sonho milenar de dar à “Terra a quem a trabalha” e que apoiou o movimento sindical português na luta contra a ditadura fascista, nomeadamente através de campanhas que visavam a libertação de camaradas presos.

Hoje, frente à crescente internacionalização do capital, à proliferação de instrumentos e estruturas supranacionais ao serviço da exploração, do empobrecimento e o retrocesso de direitos, ganha força decisiva a batalha em defesa da soberania e independência nacional e pelo direito de cada povo ao progresso, à justiça social e a decidir o seu próprio destino.

Por isso, a Inter-Reformados, ao comemorar os 100 anos da Revolução de Outubro, afirma que o caminho que foi aberto pelo povo soviético continua presente na luta que os trabalhadores no activo, os reformados e aposentados travam todos os dias por um mundo melhor, onde aqueles que tudo produzem sejam os seus beneficiários.

A Direcção Nacional da Inter-Reformados/CGTP-IN
Lisboa, 31 de Outubro de 2017