manifestoIRgg.jpgA Inter-Reformados Lisboa/CGTP-IN e a FARPIL vão realizar no dia 14 de Março, pelas 14h30 no Rossio em Lisboa uma Tribuna Pública em Defesa do Transporte Público.

Os Reformados, pensionistas e idosos foram fortemente afectados pelas medidas implementadas pelo governo no que concerne aos transportes públicos, entre as quais destacamos: a alteração dos horários, o fim de algumas carreiras e o encurtamento no percurso de outras; o aumento das tarifas dos transportes públicos, que em alguns casos chegou aos 21,3%; o roubo no desconto de 50% para 25% nos passes e títulos de transporte.

Em tom de ironia, poderíamos pensar que estas medidas promovidas pelo Governo PSD/CDS e a Troika visam “pôr os reformados a andar” para promover o tão propagado “ano europeu do envelhecimento activo”.

Infelizmente, a vida dos reformados não está para brincadeiras e, em tom realista e preocupado, dizemos que estas medidas agravam as dificuldades económicas desta camada da população, já por si vulnerável, tornando cada vez mais difícil a mobilidade de muitos reformados, muitos dos quais com problemas graves de locomoção, contribuindo ainda mais para o seu isolamento.