No dia 18 de Julho, pelas 10H30, a Comissão de Aposentados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), realizou uma Concentração/Manifestação em frente ao Ministério da "Solidaridade" e Segurança Social, em protesto contra as políticas deste Governo e, em particular, deste Ministério do CDS/PP, que ameaçam destruir os direitos que os trabalhadores deste sector, agora aposentados, conquistaram ao longo de décadas de combate por uma vida melhor.

 

M O Ç Ã O


MUDAR DE POLÍTICA

PELA DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

APOSENTADOS E REFORMADOS


Caros amigas e amigos
Caros sócios do SNTCT

A decisão do Tribunal Constitucional, de declarar a inconstitucionalidade de 4 pontos da Lei do Orçamento de Estado para 2013, entre elas as que anulam os cortes dos subsídios de férias e de Natal, nomeadamente dos Aposentados e Reformados, constitui uma vitória de todos aqueles que lutam pela defesa dos seus direitos.
No entanto, o Governo de direita, tem contiado a impôr uma política que tem levado o país em geral, mas os aposentados em particular, ao empobrecimento e em muitos casos à miséria.
Os aposentados e reformados, vêm sendo vítimas de um ataque brutal e sistemático aos seus direitos, para os quais trabalharam durante 30, 40 anos ou mais, fazendo os respectivos descontos.
Acresce ainda que, no caso das Comunicações, o facto de tanto o Fundo de Pensões dos CTT (o primeiro a sair de uma empresa), no tempo de Cavaco Silva e Manuela Ferreira Leite e o Fundo de Pensões da PT, já no tempo de Passos Coelho e Victor Gaspar, serem retirados destas empresas para  comporem arranjos orçamentais dos governos.
São exemplos  gritantes da política do governo:
•    Agravamento das injustiças e desigualdades, como o corte e congelamento das Pensões de Reforma, subsídios de férias e de Natal;
•    Aumento brutal dos impostos e das taxas moderadores na saúde.
•    Alteração da lei das Rendas, que os aposentados com pensões mais baixas, não têm seguro, que continuem a ter um tecto paa lá viver.

Também o governo quer destruir os serviços públicos que garantem a acessibilidade dos aposentados, como é o caso dos Correios e Transportes.

HÁ SOLUÇÕES – É PRECISO LUTAR POR ELAS

Ao fim de uma vida de trabalho, o que só nos honra, temos todo o direito a exigir:
•    Fim dos cortes sucessivos do valor das pensões e reformas que prejudicam as pensões mais baixas, deixando de fora, os que descontaram meia dúzia de anos, alguns nem isso, e têm pensões de milhares de euros.
•    Fim do aumento escandaloso dos impostos, que levam ao contínuo degradar das nossas condições de vida, levando mesmo muitos a encontrar-se no limiar da sobrevivência.

Queremos uma política e um governo que respeite,  acima de tudo, quem trabalha e quem trabalhou, para um Portugal solidário, onde todos os cidadões, tenham direito a uma vida digna, em conformidade com a Costituição da República e o 25 de Abril.

Queremos a vida digna, a que temos direito!
Juntos vamos continuar a lutar e vamos conseguir!
Aposentados e Reformados, uma força que conta!

SNTCT – a força de continuarmos juntos.


C0NCENTRAÇÃO DE APOSENTADOS E REFORMADOS DO SNTCT.


Lisboa, 18 de Junho de 2013.