Entroncamento2Com data de 28 de Junho (dia a seguir à Greve Geral) o Grupo Parlamentar do PSD, entregou na Assembleia da República, uma proposta de recomendação para que o governo “ analise a possibilidade de reposição do direito a transporte gratuito nas empresas públicas do sector ferroviário aos trabalhadores, reformados e pensionistas das respectivas empresas e seus familiares, considerando-se para o efeito o cônjuge e filhos menores ou estudantes até aos 25 anos”.

COMISSÃO CENTRAL DOS REFORMADOS FERROVIÁRIOS

- Comunicado Nº.12 - Setembro 2013
- Comunicado Nº.11 - Setembro 2013
- Comunicado Nº.10 - Setembro 2013

Foi este grupo parlamentar que, conjuntamente com o do CDS/PP aprovaram a lei do Orçamento do Estado de 2013, que contém o famigerado art.º 144º que retira este direito aos ferroviários e reformados e aos outros trabalhadores das empresas públicas de transportes, pelo que só a Assembleia da República tem capacidade para alterar uma lei, não sendo necessário recomendações.

Perante a firmeza dos ferroviários, os deputados que sustentam o governo entenderam que é necessário iludir os trabalhadores ferroviários e reformados, para que fiquem na expectativa e não lutem pela concretização de uma das suas principais reivindicações, a reposição do um direito roubado.

Perante este impasse, a Comissão Central dos Reformados Ferroviários, avançou com processos em tribunal, uns nos Tribunais Administrativo de Almada e outros no de Trabalho de Lisboa.

Dando continuidade à Luta dos ferroviários e reformados, para reaverem este direito que o governo e a sua maioria parlamentar lhes está a roubar, está marcada a audiência das partes para dia 24 de Setembro às 14h00 no Tribunal de Trabalho de Lisboa, acção de processo comum promovido pelos Dirigentes da Comissão Central dos Reformados dos Ferroviários afectos ao SNTSF/CGTP-IN.

A luta continua!