reformadosNo próximo dia 11 de Setembro, a Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública levará a cabo um jornada de esclarecimento e luta, em Lisboa, das 12 horas às 18 horas, no Rossio, com a exibição de uma exposição e a realização de um debate entre as 15 horas e as 17 horas. Esta jornada de luta tem como objectivo dar a conhecer a evolução da protecção social em Portugal e as consequências da desastrosa política levada a cabo pelos sucessivos governos de destruição dos direitos dos reformados e pensionistas da Administração Pública.

Os aposentados da Administração Pública rejeitam o congelamento e a redução do valor das pensões; o valor das pensões mínimas - pouco mais de €200,00; o agravamento das condições de acesso à reforma; a aplicação do factor de sustentabilidade, que tem conduzido a uma redução drástica do valor das pensões desde 2008; a degradação dos serviços públicos na saúde, na segurança social, na educação, etc; os falsos argumentos do governo sobre a sustentabilidade da Segurança Social, bem como qualquer corte no sistema de pensões.

As propostas eleitorais apresentadas por PSD, CDS e PS apontam para a continuidade e até o agravamento da situação dos aposentados: a continuidade da sobretaxa, aumento dos impostos, designadamente do IVA, continuidade dos cortes nas pensões, enfraquecimento do carácter público e solidário da Segurança Social quer através do plafonamento, quer através da redução da Taxa Social Única, entre outras.

Os aposentados têm lutado firmemente contra todas as medidas que têm vindo a agravar as suas condições de vida, em defesa do direito a pensões dignas, em defesa da CGA e do sistema público, universal e solidário da Segurança Social, em defesa não só dos seus direitos como dos direitos das futuras gerações.

Pela Comissão Nacional de Aposentados / Frente Comum - Sindicatos Administração Pública
8 de Setembro de 2015