ir 25 anos 200No dia 17 de Novembro, na Casa do Alentejo em Lisboa, comemorou-se o 25º Aniversário da Inter-reformados/CGTP-IN. A iniciativa contou com a participação de um vasto número de representantes de comissões de reformados dos sindicatos do MSU, das uniões dos sindicatos de Lisboa e de Santarém, e de diversos sindicatos. Estiveram presentes, em representação da CGTP-IN, Maria Graciete Cruz, do Secretariado e da Comissão Executiva do Conselho Nacional, responsável pela área de Acção Sindical - Organização, Quadros Sindicais e Formação, José Augusto Oliveira, do Secretariado e da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN, responsável pela área de Acção Sindical Politicas Sociais e Arménio Carlos, Secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional / CGTP-IN. Foram convidadas e estiveram presentes as seguintes organizações; MURPI - Confederação Nacional dos Reformados e Pensionistas e Idosos, CNOD – Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, MDM – Movimento Democrático das Mulheres UBR – União de Reformados e Pensionistas da Banca e a AIL - Associação dos Inquilinos Lisbonenses.

A iniciativa decorreu em duas sessões. De manhã teve início às 10,30 até às 12,30 horas, de tarde, das 16,00 às 17,30 horas. Esta iniciativa teve momentos marcantes, como a homenagem e o minuto de silêncio em memória de todos os camaradas que ao longo de 25 anos passaram por esta organização e nos deixaram.

Foi passado um filme alusivo aos 25 anos da Inter-Reformados, abrangendo diferentes períodos e com testemunhos de camaradas fundadores.Intervieram vários convidados e camaradas que representam Comissões de Reformados e Aposentados. Homenagearam-se camaradas fundadores da IR e muitos que passaram pela organização com a oferta de um livro que descreve o período da luta e compromisso com os valores da liberdade e democracia da CGTP desde 1970 a 2010 com o título " CGTP - 40 ANOS DE LUTA COM OS TRABALHADORES"Cantou-se os parabéns à I.R. e apagaram-se as velas dos 25 anos.

Num momento cultural, foi declamado pelo autor, Amadeu Silva do SNTCT e da Direcção Nacional da Inter-Reformados, um poema alusivo aos 25 anos da Inter-Reformados, exaltando a luta dos reformados ao longo dos últimos 25 anos. Decorreu ainda um momento musical com o grupo "Cais da Saudade" que, com as suas cantigas, contagiou todos os presentes.

Às 16,00 horas reiniciou-se os trabalhos, com diversas intervenções, de camaradas das Comissões de reformados, dirigentes de sindicatos e uniões. A iniciativa terminou às 17,45 horas, após intervenção de Arménio Carlos.

Ver RESOLUÇÃO aprovada a 17 de Novembro de 2015