jovem-carrinhoA Rosa, contratada a termo, é operária numa multinacional, ficou grávida e informou a empresa – NÃO LHE RENOVARAM O CONTRATO.
O Luís, empregado bancário, quer gozar o seus direitos de parentalidade – AMEAÇAM TIRAR-LHE UM PRÉMIO MENSAL. Cumprimos os nossos deveres, exigimos o respeito pelos nossos direitos.

As três organizações específicas da CGTP-IN (InterJovem, Inter-Reformados e CIMH) organizam a Acção Pública "Direito a trabalhar com vida pessoal e familiar", no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 15h00, em Lisboa, na Rua do Carmo, entre as 15h00 e as 17h00.

Com esta iniciativa de rua que se enquadra no âmbito do"Ano Europeu da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar", pretende-se trazer para a praça pública, através dos/as activistas sindicais e trabalhadores/as disponíveis, experiências e relatos de casos reais de ataques patronais ao direito de conciliação trabalho/família, bem como divulgar desfechos positivos e valorizar vitórias alcançadas com a intervenção sindical, tendo presente que de entre os vários obstáculos à conciliação, surge a ofensiva patronal e governamental em relação aos horários de trabalho (desregulamentação, ataque às 35 horas de trabalho semanal, incumprimento de direitos contratuais, imposição de bancos de horas, recusas de horários flexíveis a mães e pais trabalhadores com filhos/as até 12 anos de idade, etc.)