8 Outubro - Évora
Foi num quadro em que o desemprego oficial já atingiu na região os 11.500 de desempregados, dos quais mais de 4.200 jovens que Marcha Contra o Desemprego chegou a Évora e à Praça do Giraldo. De acordo com os dados anunciados pela União dos Sindicatos de Évora estes números são bastante mais preocupantes: Cerca de 16 por cento dos jovens com menos de 25 anos estão em situação de desemprego e mais de 27 por cento dos jovens até aos 35 anos encontram-se desempregados.

{gallery}stories/marcha2012/08_Evora{/gallery}

{gallery}stories/marcha2012/07_norte{/gallery}

Grande recepção da população de Évora à Marcha Contra o Desemprego - 8 Outubro

A Marcha contra o desemprego teve em Évora uma calorosa recepção da população com mais de mil participantes, desempregados e trabalhadores no desfile até à Praça do Giraldo onde assistiram às intervenções do Coordenador da União Sindicatos Évora Valter Lóios, Mário Barreiros do MTD, de um grupo do Centro Dramático de Évora e do Secretário-Geral da CGTP-IN Arménio Carlos.

Na sua intervenção Valter Lóios chamou atenção para os problemas da precariedade que afecta gravemente os trabalhadores jovens e da necessidade de  lutar por melhores condições de vida e trabalho.

Arménio Carlos saudou os presentes nesta grande manifestação de apoio  à Marcha garantindo que a CGTP-IN estará sempre na linha da frente na luta pelo emprego, pela dignidade de quem trabalha, contra a precariedade e contra os baixos salários.

Afirmou que há alternativas e apresentou as propostas da CGTP-IN para taxar o capital e que resultariam na receita de cerca 6 mil milhões euros ao contrário daquelas que o governo apresentou que continuam a insistir no roubo aos trabalhadores.

Terminando a sua intervenção, Arménio Carlos fez um forte apelo aos trabalhadores e trabalhadoras para que, seja qual for a sua posição político-ideológica ou as dificuldades do momento que vivemos, participem activamente na Greve Geral de 14 de Novembro de 2012. Apelou ainda aos micro e pequenos empresários, cujas dificuldades cada vez são maiores, fruto das políticas de austeridade que nos estão a impor, que dêem sinais de compreensão e apoio à greve geral.

A greve geral é de todos e para todos e por isso pretende chamar atenção para a necessidade de mudar de políticas. É preciso acabar com esta  política e este governo antes que este governo e esta política acabem com o país.

Marcha Contra o Desemprego - encerramanto da jornada em Évora - 8 Outubro
{youtube}C2JM-FTWT8g{/youtube}