9 Outubro

Marcha Contra o Desemprego - 9 Outubro - Alentejo
{youtube}WKg14P_gQW0{/youtube}

Avis, no distrito de Portalegre, acolhe a Marcha
A Marcha contra o desemprego passou esta manhã pelo distrito de Portalegre, tendo percorrido as ruas da Vila de Avis antecedida por uma  concentração junto à Câmara Municipal, onde muitos trabalhadores acorreram em sinal de solidariedade.
Nas intervenções que houve, o Coordenador da União Sindicatos do Norte Alentejano chamou atenção para o elevado número de desempregados que o distrito de Portalegre regista e a necessidade de inverter este caminho de austeridade que só fará aumentar o desemprego.
O Presidente da Câmara Municipal de Avis, Manuel Coelho, expressou a sua solidariedade para com a Marcha realçando os seus objectivos.
Fernando Gomes da Comissão Executiva da CGTP-IN saudou os presentes, homenageou o grupo que tem feito esta marcha desde dia 5 Outubro e que irão até Lisboa, realçou as posições da CGTP-IN de alerta para a destruição do aparelho produtivo e a necessidade de investir nas pescas, agricultura e industria e relevou as nossas propostas para taxar o capital contra o continuado roubo aos salários dos trabalhadores em que o governo insiste.

Trabalhador da Tecnovia - Marcha Contra o Desemprego - 9 Outubro
{youtube}eHANt_vCW3c{/youtube}

Arraiolos presente na Marcha
A Marcha contra o desemprego esteve hoje em Arraiolos com uma participação elevada dos trabalhadores e população local.
Na concentração junto à Câmara Municipal interveio o Coordenador da União Sindicatos de Évora, Valter Lóios, o Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos,Jerónimo Lóios, e José Augusto Oliveira, da Comissão Executiva da CGTP-IN.
Valter Lóios abordou o flagelo do desemprego que afecta o Concelho de Arraiolos, fruto da falta investimento do governo no interior do país.
O Presidente da Câmara realçou o contributo que o Alentejo pode dar para a recuperação da produção nacional, nomeadamente, com investimentos na agricultura podendo assim substituir as importações nesta área. Chamou também a atenção para o ataque  ao poder local que terá consequências quanto ao aumento do desemprego.
José Augusto Oliveira referiu na sua intervenção o brutal ataque que os trabalhadores estão a ser alvo, a destruição de emprego a que conduziram as políticas de direita dos sucessivos governos, a necessidade de produzir bens transaccionáveis que criem riqueza para o país e reafirmou a importância da luta para combater as medidas que o governo tentará impor através do orçamento do estado e que só uma grande greve geral pode derrotar esta política e este governo.
{gallery}stories/marcha2012/09_Arraiolos{/gallery}

Montemor o Novo
Numa acção de solidariedade para com os trabalhadores com salários em atraso da Empresa RTS de pré-esforçados de betão, do antigo governador civil de Beja, João Paulo Ramoa, os participantes da Marcha concentraram-se junto à empresa na zona industrial e caminharam até ao Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Na concentração junto à Câmara Municipal interveio o Coordenador da União Sindicatos de Évora Valter Lóios, A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo Hortênsia Menino  e José Augusto Oliveira da Comissão Executiva da CGTP-IN.
A Marcha prosseguiu depois para Vendas Novas.
{gallery}stories/marcha2012/09_Montemor{/gallery}

João Vacas, delegado sindical da empresa RTS de pré esforçados de Betão de Beja, cujos trabalhadores estão com salários em atraso.{youtube}c6GA08ap5-E{/youtube}

Marcha Contra o Desemprego - 9 Outubro - Vendas Novas
Eram 16:30 h quando a marcha chegou à zona industrial de Vendas Novas onde se realizou uma concentração.
Nesta concentração interveio o Presidente da Câmara local José Figueira, Valter Lóios e José Augusto Oliveira.
No fim da concentração os presentes na Marcha desfilaram até ao centro da cidade de Vendas Novas, terminando aí um dia longo, cansativo, mas estimulante pela participação das populações no apoio à Marcha.
{gallery}stories/marcha2012/09_Vendas_Novas{/gallery}