10 Outubro

A Marcha entrou no Distrito de Setúbal e avança por terras de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém

A marcha entrou hoje, logo pela manhã, no distrito de Setúbal, percorrendo entre as 8:30 e 10:30 horas o percurso entre a zona industrial e a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, contando com a presença de muitos trabalhadores deste Município que se juntaram à marcha após a realização de um plenário de trabalhadores.

Alcácer do Sal
{gallery}stories/marcha2012/10_ Alcacer_do_Sal{/gallery}

A etapa seguinte foi em Grândola com desfile entre o monumento ao 25 abril e o centro da cidade onde se realizou uma concentração pelas 11 horas. Realçamos a participação de trabalhadores da localidade que fizeram questão de expressar apoio à marcha e aos seus objectivos.

Grândola
{gallery}stories/marcha2012/10_Grandola{/gallery}

Após Grândola o destino foi Santiago do Cacém onde decorreu uma concentração junto à Câmara Municipal a que os trabalhadores do Município se juntaram. Na ocasião usaram da palavra o Presidente da Câmara Municipal Vitor Proença, Luis Leitão e José Augusto Oliveira que aproveitou a ocasião para saudar o apoio que as populações tem dado à Marcha.

{gallery}stories/marcha2012/10_Santiago_Cacem{/gallery}

Os trabalhadores e desempregados ali presentes marcharam depois até à zona industrial onde se deu por encerrada a passagem pelo Concelho de Santiago do Cacém.
Ao longo do dia as intervenções centraram-se na importância da dinamização do mercado interno como forma de incentivar a criação de emprego e a valorização dos salários com a CGTP-IN a reivindicar o aumento do salário mínimo para 515 euros.

Sines
Eram 17:00 h quando a marcha iniciou um percurso pelas principais ruas de Sines chamando a atenção da população para o flagelo que significa o desemprego em Portugal que resulta das políticas direita seguidas ao longo dos anos, responsáveis pela destruição do emprego, que empobrece as famílias e o país.
{gallery}stories/marcha2012/10_Sines{/gallery}
Era já noite quando a marcha foi recebida com uma grande ovação pela população na rua da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alta Guerra,  momento de emoção para todos os que desde o dia 5 outubro percorrem o Sul do país chamando atenção para a situação insustentável que é o actual nível de desemprego o que exige a mudança de políticas.
{gallery}stories/marcha2012/10_Jornada_sul{/gallery}
Após o jantar foi oferecido aos participantes na marcha e à população presente um momento cultural com Filipe Narciso ao que se seguiu a intervenção do Coordenador da União Sindicatos de Setúbal e da Comissão Executiva da CGTP-IN Luis Leitão e da Presidente da Câmara de Setúbal Maria das Dores Meira, que aproveitou a oportunidade para se solidarizar com a Marcha e os seus objectivos.

{youtube}0kVVfyLvufw{/youtube}

{youtube}nUYiAee8tDk{/youtube}