A precariedade é uma praga social

não à precariedade

A precariedade laboral está associada à insegurança no emprego e à incerteza na vida dos trabalhadores.   A grande maioria dos trabalhadores com vínculos precários ocupa postos de trabalho permanentes. São precisos todos os dias para o funcionamento dos locais de trabalho e empresas.  Os trabalhadores com vínculos precários. Estão mais expostos ao assédio moral e à exploração laboral. Vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho. Trabalham e vivem com medo.  A precariedade laboral é uma forma violenta de exploração utilizada pelos patrões como chantagem para se pagarem baixos salários e se limitarem o acesso dos trabalhadores aos seus direitos.   São já muitos os jovens que não conseguem ser independentes da família e concretizar os seus projectos de vida, pois não têm estabilidade no emprego e os salários são baixos e insuficientes para lhes garantir autonomia financeira.

Cofinanciado por: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - POISEPortugal2020EUROPA - European Union website, the official EU website