Em todos os sectores de Transportes é praticamente total o número das Organizações Sindicais que emitiram pré-avisos para a Greve Geral. Para além da FECTRANS e de todos os sindicatos filiados na CGTP-IN, também a generalidade dos sindicatos independentes e outros não filiados na nossa Central, declararam a adesão à Greve Geral.

Esta grande mobilização para a Greve Geral mostra que a unidade na acção não é uma palavra vã, mas antes é uma necessidade objectiva de todos os trabalhadores que querem por fim a uma política que afunda a economia do país e destrói as empresas públicas de transportes; que rouba nos salários e ataca os direitos laborais e sociais; que agrava a exploração e aumenta os horários de trabalho, ao mesmo tempo que gera mais desemprego e precariedade.

As perspectivas são, assim, de uma ampla e enorme Greve Geral em todos os sectores dos transportes, desde os trabalhadores do sector Portuário e Marítimo ao sector da Aviação, da Marinha Mercante aos Transportes Fluviais, do sector Rodoviário aos transportes Ferroviários, incluindo os metropolitanos de Lisboa e Porto.

Entretanto, os trabalhadores de várias empresas estão em luta nesta semana para defesa dos direitos, nomeadamente com greve às horas extraordinárias e ao trabalho em dia feriado, como são o caso da Refer, CP e CP-Carga, Portway, Barraqueiro, Rodoviária do Tejo, entre outras. A CGTP-IN saúda fraternalmente todos os trabalhadores. Viva a justa luta dos trabalhadores, Viva a Greve Geral.