Nota à Comunicação Social n.º 034/10
93 iniciativas de comemorações em 18 capitais de distrito + regiões autónomas, em 39 concelhos e 44 localidades de todo o país
pdf MAPA DAS COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2010

Nota à Comunicação Social n.º 034/10

1º DE MAIO – É TEMPO DE MUDAR COM A LUTA DE QUEM TRABALHA

A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em 44  localidades do continente e das regiões autónomas.
Sob o lema “É Tempo de Mudar com a Luta de quem Trabalha” muitos milhares de trabalhadores, de reformados e de jovens sairão, nesse dia, às ruas lutando por alternativas e exigindo:

• A criação de emprego e o apoio aos desempregados;
  • O ataque eficaz à precariedade para o progresso do país;
  • O aumento dos salários como medida justa e inadiável;
  • O ataque às desigualdades e a necessidade de erradicar a pobreza.

Em Lisboa, realiza-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio (15 km), com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva. A acção terminará com um espectáculo de música pelo grupo os “Quadrilha”.

No Porto, haverá igualmente uma prova de atletismo na parte da manhã, às 9 horas, e um comício às 15 horas, na Av. dos Aliados, onde intervirá, entre outros, João Torres, coordenador da União dos Sindicatos do Porto. A actuação do grupo musical “Trabalhadores do Comércio” encerrará as comemorações nesta cidade.

Em anexo: Mapa das principais iniciativas do 1º de Maio

DIF/CGTP-IN