cepO Departamento de Cultura e Tempos Livres da CGTP-IN promove a realização de um Concurso de Conto e Poesia com o objectivo de traduzir, também deste modo, a sua preocupação de aproximar os trabalhadores das esferas da criação cultural. A data limite de participação é 27 de Abril próximo.
Comunicado de Imprensa n.º 06/07

 CGTP-IN PROMOVE CONCURSO DE CONTO E POESIA  

O Departamento de Cultura e Tempos Livres da CGTP-IN promove a realização de um Concurso de Conto e Poesia com o objectivo de traduzir, também deste modo, a sua preocupação de aproximar os trabalhadores das esferas da criação cultural, protagonizada no texto de introdução do evento:  “(…) Num tempo de excessiva presença das linguagens técnicas e tecnológicas nos usos quotidianos da escrita e da leitura, o concurso “Conto e Poesia” pretende, de algum modo, valorizar a língua portuguesa e estimular o seu uso com a utilização do código literário.

Este estímulo junto dos trabalhadores facilitará, igualmente, e assim o esperamos, o surgimento de novos valores, dando-lhes oportunidade de edição que, de outro modo, lhes estaria vedada, tendo em conta as regras existentes no mundo livreiro.”(…) Ou, citando Álvaro de Campos num seu poema “Às Vezes”: “(…) Depois de escrever leio…Porque escrevi isto?Onde fui buscar isto?De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu…Seremos nós neste mundo apenas canetas com tintaCom que alguém escreve a valer o que nós aqui traçamos?...” Jornalista e redactor é mensageiro e… sempre “autor”.

É este o apelo que a CGTP-IN faz: leve a mensagem e… participe. Os escritores Urbano Tavares Rodrigues e Domingos Lobo, o jornalista José Carlos Vasconcelos e os sindicalistas Paulo Sucena e Fernando Gomes (representante da CGTP-IN) constituem o júri de um Concurso que tem como data limite de participação 27 de Abril. 

Informações complementares no sítio da CGTP-IN (www.cgtp.pt) ou directamente nos serviços da central sindical.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 2007-02-07