apertomaoNota à Comunicação Social n.º 082/06

Nota à Comunicação Social n.º 082/06

Amanhã, 29 de Dez., 12:30 horas, em Braga
ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE A CGTP-IN E A CIG

Amanhã, 29 de Dezembro, pelas 12:30 horas, na União de Sindicatos de Braga, na Rua dos Biscaínhos, n.ºs 81 a 87, em Braga, vai realizar-se a cerimónia de assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a CGTP-IN de Portugal e a CIG – Confederação Intersindical da Galiza. Estarão presentes os respectivos Secretários-Gerais, Manuel Carvalho da Silva e Jesus Seixo Fernandes.

As delegações incluirão ainda os Secretários de Relações Internacionais das duas Confederações, Florival Lança, da CGTP-IN e Jesus Gonzalez, da CIG, bem como Adão Mendes, Coordenador da União dos Sindicatos de Braga e Geraldo Abraldes, Coordenador da Comarca de Vigo.

O referido protocolo reveste-se de uma enorme importância para os trabalhadores que desenvolvem a sua actividade dos dois lados da “fronteira”, reflectindo ainda a nova realidade decorrente da livre circulação e a busca de soluções e respostas sindicais para os problemas dela decorrentes. Porém, o âmbito deste protocolo vai mais além dos já mencionados problemas, visto englobar uma outra vertente que consideramos estratégica para as duas Centrais e respectivos países.

Trata-se da cooperação internacional com os países africanos de expressão oficial portuguesa, a cuja comunidade sindical ambas as organizações pertencem. No concreto, estabeleceu-se uma parceria CGTP-IN/CIG, com o objectivo de reconstrução de uma Escola de Formação Profissional e Sindical, em Angola (Malange), vocacionada para a formação e reinserção dos desmobilizados da guerra civil angolana, embora o seu âmbito não se esgote neste tão importante sector.

Para  o efeito convidamos os Órgãos de Comunicação Social  a estarem presentes. Após a assinatura dos Protocolos os Secretários-Gerais das duas Confederações estarão à vossa disposição.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 28.12.2006