Comunicado de Imprensa n.º 36/13

 

CGTP-IN SOLIDÁRIA COM A LUTA DAS/DOS TRABALHADORES DA ERT
(Serviço Público de Rádio e Televisão Grego)

A CGTP-IN saúda todos os trabalhadores da ERT, bem como as organizações sindicais envolvidas na luta pela defesa do Serviço Público de Rádio e Televisão Grego.

As trabalhadoras e os trabalhadores gregos, dos sectores público e privado, bem como a população em geral, tal como no nosso país, enfrentam insustentáveis níveis de desemprego, de insegurança e de precariedade, de redução da protecção social e um agravamento das desigualdades sociais, mais pobreza e exclusão.
 
O agravamento das condições de vida e de trabalho e o enfraquecimento ou eliminação dos direitos dos trabalhadores nada têm a ver com o combate ao défice, com a diminuição da dívida, nem sequer com a defesa do sector produtivo ou a criação de emprego. Estas políticas de “austeridade” impostas pela troika e levadas a cabo pelos governos de direita, quer na Grécia, quer em Portugal, visam apenas favorecer os interesses dos mais poderosos, à custa da intensificação do empobrecimento e da exploração de quem trabalha; condicionando o desenvolvimento económico e social dos povos e a soberania dos países.   
 
É inadmissível que os governos não respeitem o esforço desenvolvido pelos trabalhadores e persistam em atacar os seus direitos laborais e sociais. É tanto mais grave quando tais ataques provêm daqueles que se comprometeram a cumprir e fazer cumprir a Constituição da República, como é o caso português.
 
Também os trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal estão a ser confrontados com problemas de reestruturação da empresa que suscitam sérias preocupações quanto ao futuro do serviço público de rádio e televisão e dos seus postos de trabalho.
 
A CGTP-IN manifesta a sua inteira solidariedade à luta dos trabalhadores gregos e saúda o reforço da unidade na acção em torno da defesa dos seus direitos, contra as tentativas de silenciamento da comunicação social pública, imposto pelo governo grego, tornando a Grécia no primeiro país da União Europeia a suspender o serviço público de comunicação social. Trata-se de manifesta violação de direitos fundamentais como a liberdade e o pluralismo de informação, de atropelo à democracia e de novo golpe no direito ao trabalho e ao emprego, que merece amplo repúdio dos trabalhadores portugueses.
 
A CGTP-IN saúda e solidariza-se com a luta das/dos trabalhadores da ERT, bem como de todos os que estiveram com a Greve Geral de ontem. As razões das suas lutas são as razões das nossas lutas, que levaram à convocação de uma nova Greve Geral, em Portugal, no próximo dia 27 de Junho. Trabalhadores e povos unidos na Europa exigem respeito pelos valores democráticos contra a austeridade, pela afirmação da Liberdade, da Democracia e da Soberania.
 
Viva a luta das/dos trabalhadores da ERT e do povo Grego
Viva a luta de todas/os as/os trabalhadores e do povo Português
 
DIF/CGTP-IN
Lisboa, 14.06.2013