A CGTP-IN escreveu à Ministra da Saúde manifestando a sua preocupação pelo facto de nem parceiros sociais, nem a CGTP-IN e nem os sindicatos do profissionais de saúde terem sido auscultados sobre o Decreto-Lei que reorganiza os cuidados de saúde primários onde se introduz uma profunda alteração na organização destes cuidados, cujos objectivos centrais enunciados visa o esforço e capacidade de resposta aos cidadãos.

Comunicado de Imprensa n.º 015/08

CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE

A CGTP-IN, há muito que manifesta a necessidade de investir seriamente nos cuidados de saúde primários, que têm uma importância vital em todo o SNS, dependendo dos resultados as respostas aos múltiplos problemas que se colocam na área da saúde.

Anexo: Carta

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 13.03.2008

Ex.ma Senhora Ministra,

O Decreto-Lei sobre a reorganização dos cuidados de saúde primários introduz uma profunda alteração na organização destes cuidados, cujos objectivos centrais enunciados visa o esforço e capacidade de resposta aos cidadãos.

Para a CGTP-IN, a política de saúde é de primordial importância para os trabalhadores e suas famílias e, por essa razão, tem intervindo com propostas e posições ao longo dos tempos, duma forma séria e responsável, assim como para os seus profissionais, que são representados por diversos sindicatos. E, como V. Ex.ª. sabe, o êxito das reformas depende muito da sua intervenção.

A CGTP-IN, ao analisar cuidadosamente este diploma, não pode deixar de manifestar a sua estranheza e apreensão junto de V. Ex.ª., pelo facto deste diploma ter sido publicado sem que os parceiros sociais tivessem sido auscultados sobre tão importante matéria.

Este diploma coloca diversos desafios para implementar as unidades previstas, que necessitam de investimentos sérios, nomeadamente em recursos humanos, dado que há muitos milhares de cidadãos que não têm acesso a estes cuidados.

Por isso, é de fundamental importância discutir e estabelecer um plano de reconfiguração dos actuais centros de saúde dos referidos agrupamentos, e um plano de investimentos ao nível de recursos humanos e outros.

Com os melhores cumprimentos

A Comissão Executiva