Nota à comunicação social nº. 015/06

CGTP-IN COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO

Faz amanhã 149 anos que, em Nova Iorque, 129 operárias têxteis entraram em greve. Opunham-se às duras condições laborais, a jornadas de 12 a 16 horas diárias, com baixos salários, sem pausas para descanso, sem direitos sociais, sem apoios à maternidade.

A violência brutal do patronato, ao fechá-las nas instalações, custou-lhes a vida, num incêndio que, entretanto, deflagrou.

Ousaram enfrentar o patrão. Deram o exemplo, ao mundo, da sua coragem, da sua determinação, do seu dizer não à exploração a que eram sujeitas. Por esta razão, em 1910, numa Conferência Internacional, realizada em Copenhaga, foi fixado o dia 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

A CGTP-IN assinala este dia histórico, mas também de reflexão sobre o caminho percorrido para alcançar os direitos conquistados.

Num tempo de intensos ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, as comemorações do Dia Internacional da Mulher assumem particular relevo, não só simbólico, mas principalmente de luta pela dignificação das condições de trabalho e pelo direito à cidadania.

De todo o conjunto de acções promovidas pela CGTP-IN destacamos as seguintes:

• Lisboa/União dos Sindicatos de Lisboa

Cordão Humano com activistas sindicais, às 15h30 com partida do Rossio para a residência do 1º Ministro.

STML - Dia 8 de Março, Plenário com trabalhadoras no Fórum Lisboa, da parte da manhã.

• Coimbra/União dos Sindicatos de Coimbra

Parte da manhã

Parte da tarde

: Colóquio "Direitos das Mulheres no local de Trabalho", a partir das 14H30, no Hotel Tivoli com participação de Carvalho da Silva.
: Plenários em empresas de Coimbra e Figueira da Foz(Cofisa e outras). Entrega de cravos e Folheto da CGTP-IN, na Maternidade Daniel Matos e Estabelecimento Prisional de Coimbra – Sector
Feminino.

• Setúbal/União dos Sindicatos de Setúbal

Debate dia 8 Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 14H30, com exibição do videograma do Agir para a Igualdade, seguido de cordão humano com deslocação para o Governador Civil.

• Funchal/União dos Sindicatos da Madeira

Dia 8 de Março, VI Encontro sobre Igualdade entre Mulheres e Homens com o Lema "Valorizar a Igualdade, Defender o Futuro" realiza-se na sede do Sindicato da Hotelaria, Rua da Alegria, 31, Funchal, das 9h30 -13h30.

• Évora/União dos Sindicatos de Évora

Colóquio "A Mulher e a Sociedade" dia 8 de Março, pelas 14H00, na Universidade de Évora – Colégio Espírito Santo, sala 124.

• Aveiro/União dos Sindicatos de Aveiro

A 8 de Março, Plenários de Empresa:

HUBER TRICÔT – 10H00

TRECAR – 13H30 – 14H30/14H30 – 15H30

Lançamento de uma campanha contra a descriminação salarial entre Mulheres e Homens, que inclui abaixo-assinado, plenários, distribuição de documentos. Campanha entre Maio/Junho e Setembro/Dezembro

• Faro/União dos Sindicatos do Algarve

Debate dirigido a dirigentes e delegados sindicais "A Igualdade entre Mulheres e Homens na Actividade Sindical" , com inicio às 9h30 – Eleição da Pré Comissão Regional para a Igualdade às13h00 e Acção de Rua com distribuição de Comunicados, Exposição de questões regionais relativas à Igualdade e denúncias de discriminação nas empresas /locais de trabalho e passagem do vídeo do Equal ás 15h00. Salão Coobital, junto ao Estádio do Farense.

• União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo

Concentração junto à sede da União de Angra, Corpo Santo, pelas 10H30, com o objectivo de distribuir as 2.000 brochuras juntamente com flores, às mulheres abordadas.

• Castelo Branco/União dos Sindicatos de Castelo Branco

16 Horas – Cordão humano em Castelo Branco.

Entrega da Carta Reivindicativa no Governo Civil.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 2006-03-07