Nota à Comunicação Social n.º 021/06

Sábado, 18 Março às 15.00 horas

CONCENTRAÇÃO
Apelo da CGTP-IN aos trabalhadores e ao povo português

Em conjunto com mais de 50 organizações dos mais diversos quadrantes da sociedade portuguesa, a CGTP-IN assinala no sábado, dia 18 de Março, três anos de invasão do Iraque e três anos de resistência do povo iraquiano à ocupação – resistência consagrada em direito pela Carta das Nações Unidas e pela Constituição Portuguesa.

Os trabalhadores e o povo português manifestaram-se massivamente em Outubro de 2002, 15 de Fevereiro e 20 de Março de 2003. Algumas delas foram as maiores manifestações pela Paz realizadas no nosso país. Assim como nos anos subsequentes à invasão.

É um facto que contra a opinião pública mundial e as instâncias internacionais o imperialismo fez prevalecer a força sobre o direito.

Todos os dias nos chegam imagens da violência que se vive no Iraque, dos crimes de guerra cometidos pelas tropas de ocupação, mas também da resistência de um povo, que luta contra a ocupação do seu país e que é merecedor do nosso apoio.

A luta pela defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, em Portugal e no mundo, é indissociável da luta pela Paz.

Apelamos a todos os cidadãos portugueses amantes da paz e, de uma forma especial aos trabalhadores, para integrarem a Concentração a realizar no próximo dia 18 às 15.00 Horas no Largo Camões, em Lisboa.

Reafirmarmos o nosso veemente repúdio pela invasão e ocupação do Iraque pelas tropas dos EUA e seus aliados e exigimos a sua retirada imediata e incondicional e a devolução da soberania ilimitada ao povo iraquiano. Instamos igualmente o Governo português a respeitar a Constituição da República e acabar, de uma vez por todas, com o envolvimento directo ou indirecto de Portugal nesta guerra de agressão e pilhagem.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 2006-03-16