cartaz1Maio Porto2022No próximo dia 30 de Abril, a União de Sindicatos do Porto homenageia os trabalhadores assassinados em 1982.

Naquela noite, preparava-se para o dia seguinte, a comemoração do 1º de Maio e os trabalhadores compareceram massivamente e de forma pacifica nos Aliados, contudo depararam-se com um enorme contingente policial.

Sem motivo ou aviso, a polícia carregou indiscriminada e violentamente sobre todos que ali se encontravam, inclusive ameaçando e brutalizando jornalistas que cobriam o acontecimento.

Perseguiram e espancaram incessantemente pelas ruas próximas, chegando mesmo a “carregar” novamente em quem procurava já tratamento no Hospital de Santo António, violência que ali só foi interrompida pela acção dos médicos e enfermeiros daquele local.

Essa ofensiva fascista, em que o governo da AD ordenou a carga policial sobre os trabalhadores, resultou numa dezena de baleados pelas forças policiais, um deles com apenas 14 anos, em dezenas de feridos e dois trabalhadores mortos.

Deste trágico momento emergiu a firme afirmação da CGTP-IN, e uma das maiores manifestações populares de sempre: no dia 5 do mesmo mês, o cortejo fúnebre dos dois Trabalhadores assassinados, teve uma avassaladora massa humana a acompanhá-lo.

Dia 30 Abril

21h30 - Concentração junto da Estação de S. Bento onde foram assassinados os trabalhadores.

Serão colocados dois ramos de flores junto às placas com os nomes das vitimas e haverá duas intervenções, uma de António Freitas da FESETE e outra de Palmira Peixoto do SINTEVECC dirigentes sindicais que estiveram presentes naquela noite.

22h00 - Concentração na Avenida dos Aliados - Palco do 1º Maio. Apresentação de um vídeo de 15 minutos com imagens dos acontecimentos de Maio de 82 e, seguidamente, a intervenção da Secretária-geral da CGTP-IN.

A homenagem encerrará com um momento cultural Sebastião Antunes e a Quadrilha.

Dia 1 Maio

15h00 - Concentração na Avenida dos Aliados, seguido de Comício e desfile do 1º Maio. Encerra com momento cultural.

Ver vídeo »