liberdade imprensaA CGTP-IN associa-se à celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, uma data que evoca a liberdade de expressão e enaltece a ética profissional, o pluralismo, a independência e diversidade da comunicação social.

Hoje, dia 3 de Maio, saudamos o esforço de muitos jornalistas e de outros profissionais da comunicação social que, fiéis aos princípios éticos e deontológicos, não se deixam enveredar por outros interesses que não sejam os do jornalismo livre, isento, plural e objectivo, contribuindo para a elevação da consciência crítica e política dos cidadãos.

Hoje homenageamos também os profissionais da comunicação social que perderam a vida ou foram vítimas de violência no exercício da sua missão.

Hoje valorizamos a luta dos profissionais da comunicação social que resistem às perseguições, detenções e múltiplos ataques em defesa da Democracia, da Liberdade e da Paz, para que os direitos de informar e de ser informado sejam garantidos a todos e em plenitude, em países onde o direito à informação livre é cada vez mais atacado.

Hoje, o combate à desinformação, às fake news e novas formas de censura representa um dos grandes desafios para a Democracia.

A CGTP-IN continuará a denunciar os contratos a prazo ou de prestação de serviços, falsos recibos verdes, a utilização consecutiva de estagiários para ocupação de postos de trabalho permanentes. Prosseguirá a defesa da contratação colectiva de trabalho e a luta pela revogação das normas gravosas da legislação laboral, com vista à melhoria das condições de vida e de trabalho para todos.

Unidos pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, continuaremos a luta contra o trabalho precário e a exigir que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo.

A melhoria das condições de vida e de trabalho trará melhores condições às redacções e reforçará a cobertura necessária à coesão social, territorial e nacional que urge refazer.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 03.05.2022