É com profunda tristeza e consternação que a CGTP-IN informa do falecimento de Amável José Alves, dirigente sindical e incansável lutador pelos direitos dos trabalhadores.

Amável Alves, de 74 anos, natural de Lavre, Montemor-o-Novo, foi maquinista do Metropolitano de Lisboa, onde iniciou a sua actividade sindical.

Amável Alves dedicou grande parte da vida à luta pelos direitos de todos os trabalhadores, desde logo na empresa onde trabalhou e dos trabalhadores do sector dos transportes, dando uma importante contribuição ao reforço do Movimento Sindical Unitário.

No seu percurso de empenhada intervenção sindical, foi dirigente do TUL - Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Colectivos do Distrito de Lisboa e do STRUP – Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Urbanos de Portugal. Actualmente, era ainda Presidente da Mesa da Assembleia Geral do STRUP.

Foi Coordenador da FESTRU – Federação de Sindicatos de Transportes Rodoviários e Urbanos, a partir de 1984, que, após a reestruturação sindical deu lugar à FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, onde foi eleito até 2011.

Foi membro do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 1989, sendo eleito, posteriormente, para a sua Comissão Executiva até 2012, onde, como membro a tempo inteiro, teve responsabilidades no âmbito da Acção Reivindicativa/Contratação Colectiva.

Actualmente pertencia aos órgãos de direcção da Associação de Reformados do Metro, tendo tido uma activa participação na luta contra o corte das pensões imposta pelo governo do PSD/CDS.

Com uma intensa acção cívica e política, aliando a honestidade e a competência a uma grande capacidade de trabalho na defesa dos trabalhadores e das populações, Amável Alves foi vice presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Damaia, eleito na Assembleia de Freguesia das Águas Livres e Vereador da Câmara Municipal da Amadora.

Neste momento de dor e pesar, a Direcção da CGTP-IN, endereçando a mais sentida solidariedade à família e aos amigos do camarada Amável Alves e prestando-lhe a justa homenagem, reafirma o compromisso, que também era o dele, de prosseguir a luta por um Portugal assente no projecto e nos valores de Abril, por uma sociedade sem classes, sem exploradores nem explorados.

Lisboa, 18 de Março de 2023