israel2.jpg   Uma delegação da CGTP-IN entregou, na Embaixada de Israel, uma carta de protesto pela continuada detenção de presos palestinianos. A carta, dirigida ao Embaixador de Israel em Portugal, exige a imediata libertação dos mais de 4.600 presos políticos palestinianos, há muito detidos em cadeias israelitas. Ler mais...

S.Exa.

EHUD GOL

Embaixador de Israel em Portugal

R. António Enes, 16 - 4º

1050-025 LISBOA

Excelência,

A CGTP-IN, a maior organização sindical e social de Portugal, acompanha há décadas a situação da ocupação da Palestina por Israel e tem desde sempre expresso a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo Palestinianos, que têm o legítimo direito à sua pátria soberana.

Simultaneamente, temos defendido o fim desta ocupação e um acordo negociado para o conflito, que permita a coexistência pacífica de Israel e da Palestina.

Esta mesma exigência tem sido feita de forma consistente pela comunidade internacional, nomeadamente através de muitas Resoluções das Nações Unidas, por todas as forças defensoras da paz e naturalmente pelo movimento sindical internacional.

Um dos aspetos que marcam esta ocupação por Israel é o facto de, atualmente, nas prisões israelitas existirem 4.600 presos palestinianos, dos quais 560 foram condenados a prisão perpétua, 220 são crianças e 24 são deputados do Parlamento Palestiniano, tendo 204 presos já morrido nas prisões israelitas.

A CGTP-IN critica veementemente as autoridades israelitas por essas detenções e exige a libertação imediata de todos os presos políticos injustamente mantidos nas prisões israelitas.

Considera ainda que é fundamental que Israel ponha termo à construção de novos colonatos e destrua os existentes. O levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza, a demolição do muro de separação e a retirada do exército israelita de todos os territórios ocupados são outras medidas que entendemos que devem ser tomadas urgentemente.

Para a CGTP-IN, só a criação de um estado palestiniano independente, democrático e verdadeiramente livre, com Jerusalém como capital e o regresso de todos os refugiados palestinianos à sua pátria, conduzirá a uma solução pacífica do conflito.

Neste contexto, Israel deve implementar as Resoluções aprovadas no Conselho de Segurança das Nações Unidas e promover o diálogo e a negociação, de forma a encontrar uma solução para este problema, pois só assim é possível consolidar a paz, a segurança e o desenvolvimento económico e social para os povos israelita e palestiniano e para os povos do Médio Oriente.

Com os melhores cumprimentos.

Arménio Carlos

Secretário-Geral

EHUD GOL

Israeli Ambassador in Portugal

R. António Enes, 16 - 4º

1050-025 LISBOA

Lisbon, 17 April 2012

Excellency,

The CGTP-IN, the largest trade union and social organisation of Portugal, has been accompanying for decades the situation of Israel’s occupation of Palestine and has always expressed its continued solidarity with the Palestinian workers and people, who have the legitimate right to their own sovereign homeland.

Simultaneously, we have always pleaded for the end of this occupation and for a negotiated settlement of the conflict, which allows for the peaceful coexistence of both Israel and Palestine.

This same demand has consistently been made by the international community, notably through many United Nations’ Resolutions, by all peace loving forces and naturally by the international trade union movement.

One of the aspects that mark this occupation by Israel is the fact that today in Israeli prisons there are 4,600 detained Palestinians of which 560 have been convicted to life imprisonment, 220 are children, and 24 are Members of the Palestinian Parliament, with 204 prisoners having already died in Israeli prisons.

The CGTP-IN strongly criticises the Israeli authorities for these detainments, and demands the immediate release of all political prisoners kept unfairly in Israeli prisons.

It also considers it is essential that Israel puts an end to the building of new settlements and dismantles the existing ones. Lifting the blockade of the Gaza Strip, demolishing the separation wall and withdrawing the Israeli army from all occupied territories are other measures that should be taken urgently.

For the CGTP-IN, only the creation of an independent, democratic and truly free Palestinian state with East Jerusalem as its capital and the return of all Palestinian refugees to their homeland will lead to a peaceful resolution of the conflict.

In this context, Israel should implement the UN Security Council Resolutions and promote dialogue and negotiation, in order to seek a settlement for this problem, since this is the only way to consolidate peace, security and economic and social development for the Israeli and Palestinian peoples and indeed for the peoples in the Middle East.

Yours sincerely,

Arménio Carlos