pinelaJosé Malaquias Pinela nasceu em Santiago do Cacém, em 1935, tendo começado a trabalhar como operário corticeiro e da construção civil, aos 14 anos.

Com 15 anos ingressa no MUD Juvenil e, depois de sair da prisão, reinicia a sua actividade no Comércio Retalhista, em Lisboa.

Em Abril de 1970 conduz o processo de conquista do então Sindicato dos Caixeiros de Lisboa ao controlo dos fascistas, e dirige, enquanto Presidente da Direcção, o processo de negociação dos contratos colectivos para os trabalhadores do comércio e a reivindicação da redução da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais, com descanso nas tardes de sábado e dia de domingo (semana Inglesa).

Nesse processo de luta intensa, integra o núcleo que organiza a manifestação de milhares de trabalhadores do comércio junto da residência do chefe do governo fascista de Marcelo Caetano, em S. Bento, na noite de 15 de Março de 1971, que acaba por ser duramente reprimida pela polícia de choque.

Na sequência da dinâmica sindical para substituir as direcções dos Sindicatos ligados ao regime fascista, subscreve, com dirigentes de outros sindicatos, a convocatória da reunião fundadora da Intersindical, em 1 de Outubro, de 1970, e passa a ser um activo participante das reuniões Intersindicais.

Em 1973 ingressa no INE, actual ISEG, no curso de economia que finaliza em 1978.

Após o 25 de Abril de 1974, é designado pela Intersindical, com Canais Rocha e Jaime Félix, para a Comissão que junto do Ministério do Trabalho elabora a legislação sindical.

Posteriormente, foi docente no ensino secundário, tendo participado em diversas actividades lectivas.

José Malaquias Pinela deu um contributo indelével à causa da luta dos trabalhadores e do povo, pela dignificação e libertação da opressão e exploração capitalista.

Nesta hora difícil para todos os que viveram e conheceram José Pinela, a CGTP-IN apresenta as suas condolências à família e ao CESP.

Lisboa, 6 de Novembro de 2014