joseResistente antifascista e construtor da democracia. Dirigente destacado do PCP, e homem comprometido com a luta dos trabalhadores

Nasceu no Couço em 1939, de família operária, num contexto de acesa luta antifascista, onde adquiriu a consciência social e politica que, aos 19 anos, o projectaria para Juventude Comunista e para luta antifascista.

Em 1958, foi apoiante das candidaturas antifascista do Dr. Arlindo Vicente e do general Humberto Delgado. Na sequência dessa actividade, foi preso pela PIDE e mantido encarcerado, durante seis anos, pelo regime fascista.

Exilado na Bélgica, onde prosseguiu a luta pela liberdade e democracia em Portugal, e desenvolveu actividades em prol da comunidade trabalhadora emigrante, tendo regressado, ao País, com 25 de Abril de 1974.

De então para cá, desenvolveu intensa actividade política, enquanto destacado dirigente do PCP, foi director do Jornal Avante e escritor.

José Casanova foi sempre um homem comprometido com a CGP-IN, as causas e a luta dos trabalhadores, pela melhoria das suas condições de vida e trabalho e pela libertação da opressão e exploração capitalistas.

A CGTP-IN presta justa homenagem à memória de José Casanova e apresenta sentidas condolências à família e ao seu partido de sempre, o PCP.

A CGP-IN apela á presença dos trabalhadores no funeral de José Casanova, que se realiza, domingoàs 18,30, no Cemitério do Alto de S. João em Lisboa, em homenagem a este grande lutador pelos valores e direitos de Abril.

Lisboa, 15 de Novembro de 2014

DIP/CGTP-IN